A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os princípios, diretrizes e objetivos da educação básica no Brasil. Ela foi criada com o objetivo de garantir a qualidade da educação básica em todo o país, oferecendo um referencial comum para todos os sistemas de ensino.
A BNCC é um documento que define os conteúdos e as habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio.
Conteúdo
ToggleEla também estabelece diretrizes para a formação dos professores e para a gestão escolar. A BNCC é um importante instrumento para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.
Como a BNCC pode melhorar a qualidade da educação brasileira?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os princípios, diretrizes e objetivos da educação básica no Brasil. Ela pode contribuir para melhorar a qualidade da educação brasileira de diversas formas.
Primeiramente, a BNCC estabelece diretrizes para a formação de professores, o que pode ajudar a melhorar a qualidade do ensino. Ela também estabelece diretrizes para a organização do currículo, o que pode ajudar a garantir que os alunos estejam recebendo uma educação de qualidade.
Além disso, a BNCC também estabelece diretrizes para a avaliação dos alunos, o que pode ajudar a garantir que os alunos estejam recebendo feedback adequado sobre seu desempenho.
Por fim, a BNCC também estabelece diretrizes para a gestão escolar, o que pode ajudar a garantir que as escolas estejam sendo bem administradas e que os recursos estejam sendo usados de forma eficiente.
Em suma, a BNCC pode contribuir para melhorar a qualidade da educação brasileira estabelecendo diretrizes para a formação de professores, organização do currículo, avaliação dos alunos e gestão escolar.
O que a BNCC significa para os professores?
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é uma referência para os professores, pois ela estabelece os princípios, diretrizes e objetivos que devem ser seguidos na educação básica brasileira. A BNCC é um documento que orienta os professores na elaboração de seus planos de aula, pois ela define os conteúdos que devem ser trabalhados em sala de aula. Além disso, a BNCC também estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo de sua formação.
Assim, a BNCC é uma ferramenta importante para os professores, pois ela os ajuda a planejar e desenvolver suas aulas de forma mais eficaz.
BNCC na Educação infantil
O eu, o outro e o nós | Corpo, gestos e movimentos | Traços, sons, cores e formas | Escuta, fala, pensamento e imaginação | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações |
---|---|---|---|---|
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) | Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) | Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) | Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) | Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) |
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) | Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) | Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) | Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) | Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) |
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
Como a BNCC pode ajudar os alunos a se prepararem para o futuro?
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é uma ferramenta importante para ajudar os alunos a se prepararem para o futuro. Ela estabelece diretrizes para o ensino fundamental e médio, com o objetivo de garantir que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos que os ajudem a serem bem-sucedidos na vida.
A BNCC inclui conteúdos que abordam temas como ciências, matemática, línguas, artes, educação física, tecnologia, educação ambiental e educação financeira. Estes conteúdos são fundamentais para que os alunos desenvolvam habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação eficaz e criatividade.
Além disso, a BNCC também incentiva os alunos a desenvolverem habilidades de aprendizagem autônoma, o que os ajudará a se adaptar às mudanças no mundo do trabalho. A BNCC também incentiva os alunos a desenvolverem habilidades de empreendedorismo, o que os ajudará a criar oportunidades de trabalho e a serem bem-sucedidos na vida.
Portanto, a BNCC é uma ferramenta importante para ajudar os alunos a se prepararem para o futuro. Ela oferece conteúdos que abordam temas importantes e incentiva os alunos a desenvolverem habilidades fundamentais para o sucesso na vida.
Quais são os principais desafios para a implementação da BNCC?
Os principais desafios para a implementação da BNCC são: a necessidade de adaptação dos currículos às novas diretrizes; a necessidade de capacitação dos professores para aplicar as novas diretrizes; a necessidade de adequação dos materiais didáticos às novas diretrizes; a necessidade de adequação dos ambientes de aprendizagem às novas diretrizes; e a necessidade de acompanhamento e avaliação dos resultados obtidos com a implementação da BNCC.
Histórico das legilações relacionadas ao tema
- 1988 – é promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil que prevê, em seu Artigo 210, a Base Nacional Comum Curricular.
- 1996 – aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que em seu Artigo 26, regulamenta uma base nacional comum para a Educação Básica.
- 1997 – são consolidados, em dez volumes, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, apontados como referenciais de qualidade para a educação brasileira.
- 1998 – são consolidados, em dez volumes, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.
- 2000 – lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, em quatro partes, com o objetivo de cumprir o duplo papel de difundir os princípios da reforma curricular e orientar o professor.
- 2008 – instituiu Programa Currículo em Movimento que busca melhorar a qualidade da educação básica por meio do desenvolvimento do currículo da educação infantil, do ensino fundamental e ensino médio. Finalizou em 2010.
- 2010 – divulgada a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. A Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
- 2012 – institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a Portaria n. 867, de 04 de julho de 2012.
- 2014 – Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014, que regulamenta o Plano Nacional de Educação com vigência de 10 (dez) anos.
- Em abril de 2017 – o MEC entregou a versão final da BNCC ao Conselho Nacional de Educação (CNE). O ministro da Educação na época era Mendonça Filho.
- 20 de dezembro de 2017 – a BNCC foi homologada por Mendonça Filho.
- 02 de abril de 2018 – o MEC entregou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a 3ª versão da BNCC do Ensino Médio.[6]
- 14 de dezembro de 2018 – o novo ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou o documento da Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio.
Fonte: Wikipédia
Conclusão
A BNCC Base Nacional Comum Curricular é um importante instrumento para a educação brasileira, pois estabelece diretrizes para a construção de currículos que contemplem as necessidades e interesses dos alunos, além de promover a igualdade de oportunidades educacionais. A BNCC também contribui para a melhoria da qualidade da educação, pois estabelece diretrizes para a construção de currículos que contemplem as necessidades e interesses dos alunos, além de promover a igualdade de oportunidades educacionais. A BNCC é, portanto, um importante instrumento para a educação brasileira, que contribui para a melhoria da qualidade da educação e para a promoção da igualdade de oportunidades educacionais.