Uma dúvida recorrente é se é eficaz o tratamento de acupuntura no combate à ansiedade. Neste artigo, vou lhe dar os detalhes de como a acupuntura funciona e se é uma solução viável para tratar a ansiedade.
Inicialmente vamos explicar que a acupuntura é uma das alternativas médicas mais antigas em registro. Praticada na Ásia há milhares de anos, a acupuntura está se tornando uma opção popular para aqueles que sofrem de ansiedade, dores e distúrbios circulatórios como enxaquecas, hipertensão arterial e dores de cabeça crônicas. Há muitas razões para que as pessoas optam por tratamentos de acupuntura.
Conteúdo
ToggleAfinal, o que é Acupuntura?
A acupuntura é um tratamento baseado na medicina tradicional chinesa. Ela envolve a inserção de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo sob a pele. O objetivo é aliviar a dor, curar doenças como a ansiedade e promover a boa saúde.
Como funciona a Acupuntura?
Esse método medicinal alternativo funciona segundo o princípio da inserção de agulhas finas em certos pontos do corpo conhecidos como pontos de acupuntura. As agulhas são manipuladas em locais do corpo a fim de desbloquear e restaurar o fluxo de Qi (energia), estimulando milhares de terminações nervosas que levam a informação para o cérebro.
Esses fluxos, conhecidos como meridianos, são caminhos que transmitem energia vital chamada Qi (pronuncia-se chi) para todas as áreas do corpo. O objetivo é trazer equilíbrio e melhorar a saúde, restabelecendo um fluxo suave de Qi em canais bloqueados pela desarmonia.
Em outras palavras, essa técnica faz com que o corpo se cure por si mesmo, gradualmente, e para algumas pessoas esse processo de cura é mais rápido e para outras mais lento, como em qualquer outro tipo de tratamento. A acupuntura não se aplica apenas ao tratamento de enfermidades físicas: ela é muito útil também para aliviar problemas psicológicos, como é o caso da ansiedade.
Quem é o profissional responsável pela acupuntura e ele precisa de habilitação?
O profissional responsável é o Acupunturista, profissão esta que recebe o código 3221-05 pela classificação Brasileira de Ocupação (CBO).
Não há regulamentação por Lei da profissão, no entanto, o CBO informa qual a experiência profissional necessária para a atuação na profissão de Acupunturista, conforme texto da CBO, a seguir:
“O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio na área de atuação.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho – clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.”
Qual é a lei que regulamenta a profissão do Acupunturista?
A lei que regulamentará a profissional do Acupunturista está em tramitação no congresso nacional sob o número de projeto de lei 5983, de 2019, por iniciativa do Deputado Federal Celso Russomano (PP/SP).
Podemos dizer que essa técnica é viável para o tratamento da ansiedade?
Antes de respondermos a essa questão vamos responder, o que é ansiedade?
O que é ansiedade?
A ansiedade é um estado emocional caracterizado por sentimentos de tensão, pensamentos preocupados e mudanças físicas como o aumento da pressão arterial. É a reação natural do corpo ao estresse e pode se tornar um problema se não for administrado adequadamente.
O que é o transtorno de ansiedade?
Diferente da ansiedade comum, o Transtorno de Ansiedade está categorizado na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e pertence a um grupo de transtornos psiquiátricos chamado “Transtornos de Ansiedade”.
O transtorno de ansiedade é uma doença mental e pode afetar severamente o dia-a-dia daqueles que sofrem com ela. As pessoas com transtorno de ansiedade são conhecidas por se sentirem estressadas, preocupadas e inquietas em muitas situações diferentes e não podem relaxar como resultado.
Estudo sobre a viabilidade da acupuntura no combate à ansiedade
Um estudo elaborado pela Revista Brasileira de Enfermagem concluiu que a acupuntura parece ser um tratamento promissor para a ansiedade, no entanto, há necessidade de melhorar a qualidade metodológica das pesquisas nessa temática.
Amostras dos estudos do tratamento de acupuntura em pessoas com ansiedade pela Revista Brasileira de Enfermagem:
Quadro 1 Título, ano, país, delineamento, número de pacientes, intervenções e desfechos dos estudos clínicos randomizados incluídos na amostra
2013 Suécia | Ensaio clínico randomizado e controlado n = 120 | Tratamento integrativo (TI) versus terapia por acupuntura (TA) versus tratamento convencional (TC) | Os Tratamento Integrativo e Terapia por Acupuntura resultaram na redução de ansiedade de forma significativa, estatística e clinicamente, em pacientes de cuidados primários. Em 4 semanas, as diferenças entre os grupos foram para TI-TC (p = 0,005) e TA-TC (p = 0,006). Da mesma forma, tanto TA e TI melhoraram significativamente mais que o TC (ambos p < 0,001) da linha de base 8 semanas. |
2013 EUA | Ensaio clínico randomizado e controlado n = 90 | Tratamento por acupuntura versus tratamento convencional | Indivíduos em tratamento por acupuntura relataram menor estado de ansiedade, após a intervenção do que indivíduos em tratamento convencional (26,14 vs. 29,63, p = 0,0146). |
2013 Brasil | Ensaio clínico randomizado e controlado n = 29 | Tratamento por acupuntura versus placebo | As medidas foram coletadas antes e após o tratamento e submetidas a um avaliador cego. Antes e após o tratamento, a diferença nos escores de IDATE-Estado em ambos os grupos não foi estatisticamente significativa (p = 0,888), embora a análise dentro do grupo foi significativa para ambos os grupos (p < 0,005). Os níveis de cortisol salivar não se alteraram após o tratamento em ambos os grupos (p = 0,480). |
2003 EUA | Ensaio clínico randomizado e controlado n = 36 | Tratamento auricular acupressão no ponto de relaxamento versus ponto sham | Os pacientes submetidos ao tratamento auricular acupressão no grupo de relaxamento relataram significativamente menos ansiedade do que os pacientes no grupo sham à chegada ao hospitalar (p = 0,002). |
2001 EUA | Ensaio clínico randomizado e controlado n = 91 | Grupo Medicina Tradicional Chinesa, Grupo Relaxamento versus Grupo Controle | Após a intervenção, houve diferenças significativas entre os três grupos (p = 0,014). Pacientes do Grupo relaxamento apresentaram menos ansiedade comparados com pacientes do Grupo controle (p = 0,01). A ansiedade em pacientes do Grupo medicina tradicional chinesa não apresentou diferença significativa em relação ao Grupo controle (p = 0,28) e Grupo relaxamento (p = 0,37). |
2001 EUA | Ensaio clínico randomizado e controlado n = 55 | Grupo Shenmen versus Grupo Relaxamento versus Grupo Sham | Houve diferenças significativas entre os três grupos de tratamento (p = 0,001). Análise post hoc demonstrou que os pacientes no Grupo de relaxamento foram significativamente menos ansiosos em 30 min (p = 0,007) e 24 h (p = 0,035), em comparação com os pacientes em ambos os Grupos Shenmen e o Grupo Sham, e menos ansiosos em 48 h (p = 0,042), em comparação com os pacientes no Grupo Shenmen. |
Conclusão dos Estudos da Revista Brasileira de Enfermagem:
Os resultados mostram que os efeitos da acupuntura no tratamento da ansiedade têm se mostrado significativos se comparados aos tratamentos convencionais; no entanto, os estudos de ensaios clínicos randomizados apresentam baixa qualidade metodológica. O Quality Score for Acupuncture Trials é um instrumento que pode auxiliar na avaliação da qualidade desses estudos e na elaboração de conclusões clínicas relevantes em futuras revisões. Isso porque o nível ou força de evidência por si só não garante a qualidade das pesquisas.
Evidências científicas mostram que a acupuntura no combate à ansiedade é promissora e sua incorporação no tratamento da ansiedade na prática clínica de enfermagem, no contexto do Sistema Único de Saúde, poderá contribuir para a redução do tratamento farmacológico e o seu uso indiscriminado e prolongado, evitando aos pacientes prejuízos ou mesmo a morte.
Bibliografia
https://www.scielo.br/j/reben/a/nFTpYKy5K4GY9JRXZ7FvcRc/?lang=pt#