Classe de Nice INPI de Produtos. Classes de 1 a 34.
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ToggleA Classe NICE de produtos que está em vigor no INPI Brasil é a 11ª edição da Classificação Internacional de Nice (NCL (11) 2022).
Perguntas Frequentes classe de NICE de produtos
O que é NCL INPI?
O NCL INPI (Nice Classification) ou Classe NICE INPI, é um sistema de classificação internacional de produtos e serviços adotada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para classificar as marcas de acordo com a Classe de NICE.
A Classificação de NICE possui 45 classes, sendo da classe 01 até a 34 de produtos e da classe 35 até a 45 de serviços.
Porque o INPI adota a Classe de NICE para a classificação das Marcas?
O INPI adota a Classificação de NICE por ser uma classificação internacional, o que de certa forma uniformiza os trabalhos de classificação das marcas brasileiras, em relação a outros órgão de proteção de marcas.
Entretanto, é importante frisar que a lista de classes NICE adotada pelo INPI não é exaustiva, ou seja, não incluem todos os tipos de produtos e serviços que existem. Para complementar as listas originais da Classificação Internacional de Nice, o INPI criou listas auxiliares para os produtos e serviços.
Quem determina o uso da classificação de NICE?
O próprio INPI, pois por força de Lei, é o órgão brasileiro responsável pela certificação de registro de marca no Brasil. desse forma sempre busca no ambito internacional normas, acordos e uniformização dos métodos para classificação da marcas brasileiras.
O que é registro de marca?
O registro de marca é um cadastro oficialmente reconhecido pelo Governo Federal, mediante depósito de uma marca no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, criado para fins comerciais e que permite a proteção da marca registrada.
Quais são as benefícios de se registrar uma marca?
Os benefícios com o registro de marca são muitos, seguem alguns exemplos:
Exclusividade na exploração da marca;
Proteção contra a concorrência desleal;
Licenciamento da marca com geração de receita;
Divulgação da marca sem prejuízos futuros pelos concorrentes.