Ícone do site BLOCS MAGAZINE

Instagram hashtags: O que são e como funcionam?

Instagram hashtags

Essenciais para estratégia de marketing, as Instagram hashtags podem fazer mais pessoas se interessarem pela sua marca ou produto

As hashtags são ferramentas essenciais em uma estratégia de marketing nas redes sociais.

Elas permitem que os usuários encontrem perfis que tenham mais afinidade, agrupando os posts por temas.

Entretanto, mesmo uma ferramenta como essa que parece ser fácil precisa ser utilizada corretamente, pois um passo em falso e você pode atrair seguidores irritantes ou até ser penalizado pelo algoritmo do Instagram.

Entenda melhor como funcionam as hashtags:

Instagram hashtags

Instagram hashtags

O que são?

Hashtag é basicamente uma palavra-chave, antecedida pelo famoso “jogo da velha” (#).

Essa ferramenta se iniciou com o Twitter, com o objetivo de encontrar assuntos parecidos.

Com o tempo, ela foi se popularizando em todas as redes sociais, como Instagram, Facebook, YouTube, Linkedin e TikTok, por exemplo.

Com isso, ao clicar em uma hashtag de #cabeloscacheados, por exemplo, é possível encontrar diversos conteúdos com o tema de cabelos cacheados.

Como funcionam?

No Instagram, elas são utilizadas para classificar os conteúdos que abordam o mesmo assunto, organizando-os.

Com isso, quando um usuário insere uma hashtag em uma publicação, esta se torna mais visível no Instagram para que outros usuários a encontrem.

E no caso de usuários que estão buscando algum conteúdo sobre determinado assunto, fica muito mais fácil para ele encontrar ao pesquisar pela hashtag.

Claro que para que as pessoas consigam encontrar os posts com hashtags, o perfil do Instagram deve estar configurado como público.

Isso se torna uma estratégia muito importante para contas corporativas no Instagram, afinal, é uma maneira de conseguir atingir seu público-alvo.

Por exemplo, imagine uma cabeleireira especializada em cabelos cacheados. Ela pode colocar nos posts dela #cabeloscacheados e aumentar as chances dos usuários encontrarem seus conteúdos.

Entenda seu público-alvo e persona

Tudo bem que parece que todo mundo já sabe o que é uma hashtag e como utilizar, porém é fundamental entender seu público-alvo e sua persona.

Entendeu a diferença? O público-alvo é mais abrangente, enquanto que a persona é mais específico.

É importante entender essa diferença, pois se somente for levado em conta o público-alvo, muitas informações importantes podem se perder, e as publicações feitas podem não atingir necessidades mais específicas.

Entendendo a sua persona, então, é importante estudar seu comportamento e quais hashtags ela provavelmente procuraria no Instagram.

Como escolher as Instagram hashtags certas?

Após entender toda a estratégia por trás da escolha da hashtag, como saber escolhê-las?

Tente dividir as hashtags em grupos:

Além disso, tente utilizar mais de uma hashtag, sempre pensando naquelas que tem mais a ver com o seu conteúdo, seja nos Stories, em posts no Feed ou no Reels.

Instagram hashtags mais usadas:

O Hootsuite contém uma lista que classifica as hashtags mais utilizadas no Instagram em 2022. Algumas delas são:

  1. #love (1.835B)
  2. #instagood (1.150B)
  3. #fashion (812.7M)

Apesar de parecer interessante utilizar hashtags mais populares, a concorrência também será maior, o que dificulta que as pessoas acessem exatamente o seu post.

Para encontrar as melhores hashtags para sua página, você pode tomar algumas atitudes, como:

Apesar de parecer que você precisará sempre usar as mesmas hashtags, isso pode ser ruim, pois o Instagram pode entender isso como um spam. Por isso, tente variar no uso.

Se você procura mais conteúdos como esse, continue acompanhando por aqui.

Sobre a autora Sabrina Copywriter:

Perguntas frequentes sobre Instagram hashtags

Conteúdo do post ‘Instagram hashtags’

Sair da versão mobile