Saiba mais sobre o que é CRM e como ele pode potencializar seu negócio digital, desenvolvendo melhores estratégias para seus clientes.
CRM – do inglês Customer Relationship Management – ou Gestão de Relacionamento com o cliente, é um sistema para registro e organização de dados dos clientes.
O uso de um CRM pode auxiliar muito a construir bons relacionamentos com os clientes, uma vez que a empresa possui à disposição todo o histórico daquele cliente.
Ele pode funcionar armazenando os dados no próprio computador ou na nuvem. Conheça mais sobre esse sistema e seus benefícios:
O que é CRM e benefícios
O CRM é uma ferramenta para conversão e retenção de clientes que armazena dados como nome, endereço e telefone, por exemplo.
Apesar de parecer só uma lista de contatos, ele reúne e organiza informações valiosas dos clientes e oferece benefícios como:
- Organização e otimização do tempo: uma vez que os dados ficam armazenados e organizados, os vendedores não perdem muito tempo procurando as informações;
- Automação: ele possui algumas ferramentas para automatizar o processo, como registrar interações com os clientes, configurar e-mails e registrar clientes potenciais, por exemplo;
- Unifica as informações: quando vários vendedores participam de um processo de vendas, as informações podem ficar desconectadas. Com um CRM isso não acontece;
- Coleta de dados: com uma boa coleta de dados dos clientes, como comportamentos e preferências, é possível tirar informações para desenvolver uma melhor estratégia;
- Estratégia personalizada: desenvolver uma estratégia com base nos dados coletados pode gerar uma melhor experiência para os usuários certos, antecipando suas necessidades e oferecendo produtos de acordo com o perfil do consumidor;
- Resultados: ele pode gerar relatórios em tempo real dos dados dos clientes, o que facilita na otimização do tempo;
- Segurança dos dados: falando do CRM na nuvem, os dados ficarão guardados em servidores externos, o que traz mais segurança, além de atualizações automáticas e menor custo;
- Criação de um fluxo: com o software, o processo de vendas segue um passo-a-passo, de forma que torna o trabalho mais organizado.
Depender de planilhas, de anotações na agenda ou mesmo da memória pode ser um tiro no pé!
Isso porque você pode acabar deixando passar detalhes importantes que podem ajudar na tomada de decisão.
Como pode potencializar os negócios digitais
O CRM se encontra na etapa final do funil de vendas – a conversão do lead em cliente – e pode ajudar muito nas estratégias de Inbound Marketing.
Isso porque o usuário entra nos canais de comunicação, como blogs e redes sociais e se nutre de conteúdos. Com um usuário preparado, é mais garantida sua conversão, ao se cadastrar no formulário e informar seus dados.
Com isso, a empresa consegue ter um controle da jornada do cliente, desde a atração, passando pela conversão, monitoramento e até a satisfação do cliente.
Sabe-se que a jornada de compra do usuário se encontra mais de 70% antes do primeiro contato com o vendedor.
Por isso, alinhar o CRM às estratégias de Marketing Digital garante melhores experiências de consumo.
De nada adianta você ter conteúdos ricos e boas experiências no seu site se você não possui uma forma de converter os clientes e organizar os processos de venda.
Assim como não adianta ter o CRM e não ter conteúdos ricos e uma boa experiência nos canais de comunicação para atrair os clientes.
Por isso que é essencial um alinhamento da equipe de vendas com a equipe de marketing digital.
Quando utilizar o CRM?
Bons momentos para você utilizar um CRM no seu negócio:
- Quando os processos de venda estão desorganizados;
- Quando você não toma decisões estratégicas e não estuda seu público;
- Quando as vendas estão em baixa.
Muitas pessoas acabam achando que um CRM é somente para empresas grandes, mas serve também para pequenas organizações.
Mesmo que seja um CRM de custo mais barato ou até de graça, ele pode oferecer funções que vão auxiliar muito.
Porém, claro que para organizações maiores, é necessário um investimento maior em CRM para dar conta do recado.
Tudo vai depender do quanto se está disposto a investir e quais funcionalidades o time vai precisar.
Por exemplo, conectar um CRM a um ERP pode auxiliar muito nos balanços de caixa e nos processos de venda e faturamento.
Alguns exemplos de CRM podem ser da Salesforce, Pipedrive, RD Station e entre outras.
Deu para conhecer melhor o que é CRM? Confira 5 ERPs gratuitos e 5 pagos para utilizar no seu negócio.
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