Será que vale a pena ter o feed do Instagram organizado? Confira 3 vantagens e desvantagens de manter um feed organizado.
O Feed do Instagram organizado é basicamente um perfil do Instagram planejado de forma que as imagens se conectem, com a mesma paleta de cores, formatos e temáticas parecidos.
Veja a imagem a seguir, todas as fotos do feed fazem parte da mesma paleta de cores e os posts são feitos de forma alternada para fazer este formato xadrez.
![feed rosa do instagram organizado](https://ecocard.net.br/wp-content/uploads/2022/08/image-22-546x1024.png)
Isso pode ser feito em diversos tipos de perfis, como por exemplo:
Perfil pessoal
Não é tão comum que haja um planejamento nas postagens de um perfil pessoal, porém algumas pessoas gostam de ter o seu Instagram organizado.
Por meio da edição de fotos, mantém-se a mesma paleta de cores para postar fotos pessoais.
![](https://ecocard.net.br/wp-content/uploads/2022/08/image-23.png)
Perfil artístico
Muito comum entre artistas, como atores, pintores e fotógrafos, com o objetivo realmente de trazer uma experiência visual mais agradável para divulgar sua arte e mostrar portfólio.
![](https://ecocard.net.br/wp-content/uploads/2022/08/image-24-548x1024.png)
O tal do mosaico
O feed em formato de mosaico é composto por postagens que se conectam entre si.
É muito utilizado para divulgar campanhas publicitárias e divulgar produtos, criando uma experiência visual muito agradável.
![](https://ecocard.net.br/wp-content/uploads/2022/08/image-26-410x1024.png)
Perfil corporativo
Instagram para negócios, utilizado por empresas que desejam divulgar seus serviços, aliando marketing de conteúdo com informações sobre seu trabalho.
![](https://ecocard.net.br/wp-content/uploads/2022/08/image-27.png)
Vantagens e desvantagens do Instagram organizado
![Instagram organizado](https://blocs.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Instagram-organizado-1024x1024.jpg)
Agora que já deu para conhecer melhor alguns tipos de feed organizado, antes de já começar a planejar os conteúdos, é importante saber as vantagens e desvantagens desse tipo de estratégia.
Vantagens
- Como já foi mencionado anteriormente, o Instagram organizado permite trazer uma boa experiência visual para os usuários, que buscam por publicações que sejam visualmente atraentes.
- Além disso, permite estruturar uma identidade visual, fazendo com que os clientes lembrem mais de você.
- E por fim, pode funcionar muito bem para perfis que precisam divulgar seu portfólio, como para o caso de fotógrafos, influenciadores, artistas etc.
Para as grandes marcas de valor, como a Pantone, por exemplo, o feed organizado é uma boa estratégia. Isso porque já é uma marca consolidada no mercado e ela já possui outras estratégias de branding.
![](https://ecocard.net.br/wp-content/uploads/2022/08/image-28-651x1024.png)
Desvantagens
- O problema do feed organizado é que ele não permite o diálogo entre a marca e o consumidor. Hoje, é preciso levar mais em conta a estratégia, a proposta de valor e o relacionamento, em detrimento de um Instagram bonito.
- O Instagram organizado também não leva em conta a flexibilidade na hora de postar um conteúdo. Ou seja, qualquer post que você for fazer, precisa pensar em como harmonizar com as outras imagens.
- Com uma grande quantidade de anúncios em todas as redes sociais, os usuários estão fugindo cada vez mais de páginas que pareçam anúncios, que é o que muitas vezes o feed organizado aparenta.
Por fim, um feed organizado não permite humanizar muito a sua marca.
Ou seja, não permite que você possa se conectar com o seu público, afinal você fará as postagens naquela ordem sempre, independente se as pessoas estão interagindo.
Para enfatizar, não organizar o feed do Instagram não significa que sua página deva ser esteticamente feia.
É possível existir uma harmonia entre as publicações mesmo sem toda essa organização.
Este conteúdo te ajuda de alguma forma?
Continue acompanhando por aqui!