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Instagram organizado: 3 vantagens e desvantagens

Será que vale a pena ter o feed do Instagram organizado? Confira 3 vantagens e desvantagens de manter um feed organizado.

O Feed do Instagram organizado é basicamente um perfil do Instagram planejado de forma que as imagens se conectem, com a mesma paleta de cores, formatos e temáticas parecidos.

Veja a imagem a seguir, todas as fotos do feed fazem parte da mesma paleta de cores e os posts são feitos de forma alternada para fazer este formato xadrez.

feed rosa do instagram organizado
Fonte: Pinterest

Isso pode ser feito em diversos tipos de perfis, como por exemplo:

Perfil pessoal

Não é tão comum que haja um planejamento nas postagens de um perfil pessoal, porém algumas pessoas gostam de ter o seu Instagram organizado.

Por meio da edição de fotos, mantém-se a mesma paleta de cores para postar fotos pessoais.

Fonte: Pinterest

Perfil artístico

Muito comum entre artistas, como atores, pintores e fotógrafos, com o objetivo realmente de trazer uma experiência visual mais agradável para divulgar sua arte e mostrar portfólio.

Fonte: Pinterest

O tal do mosaico

O feed em formato de mosaico é composto por postagens que se conectam entre si.

É muito utilizado para divulgar campanhas publicitárias e divulgar produtos, criando uma experiência visual muito agradável.

Fonte: Pinterest

Perfil corporativo

Instagram para negócios, utilizado por empresas que desejam divulgar seus serviços, aliando marketing de conteúdo com informações sobre seu trabalho.

Fonte: Pinterest

Vantagens e desvantagens do Instagram organizado

Instagram organizado

Agora que já deu para conhecer melhor alguns tipos de feed organizado, antes de já começar a planejar os conteúdos, é importante saber as vantagens e desvantagens desse tipo de estratégia.

Vantagens

  • Como já foi mencionado anteriormente, o Instagram organizado permite trazer uma boa experiência visual para os usuários, que buscam por publicações que sejam visualmente atraentes.
  • Além disso, permite estruturar uma identidade visual, fazendo com que os clientes lembrem mais de você.
  • E por fim, pode funcionar muito bem para perfis que precisam divulgar seu portfólio, como para o caso de fotógrafos, influenciadores, artistas etc.

Para as grandes marcas de valor, como a Pantone, por exemplo, o feed organizado é uma boa estratégia. Isso porque já é uma marca consolidada no mercado e ela já possui outras estratégias de branding.

Desvantagens

  • O problema do feed organizado é que ele não permite o diálogo entre a marca e o consumidor. Hoje, é preciso levar mais em conta a estratégia, a proposta de valor e o relacionamento, em detrimento de um Instagram bonito.
  • O Instagram organizado também não leva em conta a flexibilidade na hora de postar um conteúdo. Ou seja, qualquer post que você for fazer, precisa pensar em como harmonizar com as outras imagens.
  • Com uma grande quantidade de anúncios em todas as redes sociais, os usuários estão fugindo cada vez mais de páginas que pareçam anúncios, que é o que muitas vezes o feed organizado aparenta.

Por fim, um feed organizado não permite humanizar muito a sua marca.

Ou seja, não permite que você possa se conectar com o seu público, afinal você fará as postagens naquela ordem sempre, independente se as pessoas estão interagindo.

Para enfatizar, não organizar o feed do Instagram não significa que sua página deva ser esteticamente feia.

É possível existir uma harmonia entre as publicações mesmo sem toda essa organização.

Este conteúdo te ajuda de alguma forma?

Continue acompanhando por aqui!

Perguntas frequentes

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Escrito por Sabrina Oliveira

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