no

Como a Inteligência Artificial Está Transformando a Tecnologia em 2024

Diversas áreas estão passando por um avanço sem precedentes em 2024. Nos últimos anos, a automação industrial e a personalização do atendimento ao cliente têm sido as principais forças impulsionadoras do progresso. Mas agora as coisas estão realmente começando a ir na direção daquilo que aos olhos de muitos não deve chegar tão cedo: os carros autônomos, a capacidade das máquinas de fazerem diagnósticos médicos, entender e traduzir idiomas, fazer engenharia reversa e até mesmo compor melodias que emocionam ou assustam.

O Crescimento da IA

A inteligência artificial generativa, que utiliza algoritmos complexos para inventar conteúdo inexistente, vêm se sobressaindo muito em 2024. GPT-4 e DALL-E são as principais joias da coroa nessa corrente. No texto de Robert Muskets, é possível ter uma noção mais detalhada do que cada uma dessas IA’s faz. Ambas têm o potencial de proporcionar aos humanos muito mais tempo livre e de liberar nossa criatividade para as campanhas de marketing e design mais bem-sucedidas pelos próximos anos.

A automação não é uma invenção recente. No entanto, a IA associada à robótica está levando a automação a novos patamares. Em fábricas do mundo todo, robôs espertos estão executando tarefas com muito mais exatidão e eficácia do que os humanos. A automação também se tornou inteligente em muitos outros setores, como a agricultura, nos quais drones equipados com IA vigiam e administram plantações, sendo muito mais “dedicados” e “eficazes” do que os meios humanos.

Personalização tem sido, cada vez mais, a grande sacada do comércio eletrônico, e a inteligência artificial tem levado essa competência da maneira mais avançada possível. Por meio de algoritmos de machine learning, as empresas podemanalisa o comportamento dos usuários e, em tempo real, dar recomendações absurdamente pessoais. Isso muda não só a forma com que o cliente experimenta a marca, mas também as taxas de conversão das vendas, que acontecem meio que “naturalmente”.

Transformação com a IA

A inteligência artificial (IA) está provocando uma grande transformação no setor de saúde. Ela está se mostrando especialmente eficaz em melhorar as habilidades de diagnóstico e de tratamento. Por exemplo, saines de IA são donas de algoritmos capazes de interpretar com alta eficiência exames médicos e para detecção precoce de doenças.

A IA também está equipando assistentes virtuais que fornecem suporte a pacientes, ajudando-os a não esquecer de tomar remédios nem de marcar consultas.
À medida que as ameaças cibernéticas crescem, a segurança deve assumir a liderança. E temos ignorado em favorecimento da segurança.

A Inteligência Artificial tem ocupado um lugar de prestígio e destaque, ao apoiar-se no Machine Learning, na quantificação de informações e no analytics cibernético, em regimes de emergência cibernética, à espera do erro zero. As promessas são altas: dispomos de métodos teóricos para colher tipos de informações sensíveis o bastante em regimes de baixaráadas em performance.

A inteligência artificial está revolucionando a educação. Algoritmos de aprendizado de máquina estão sendo usados em plataformas de aprendizado online para personalizar o conteúdo, a fim de atender às necessidades individuais dos estudantes. Não é à toa que o investimento global nessa área bate recordes a cada ano. Com isso, algumas versões de um aprendizado mais automatizado e on demand estão aumentando exponencialmente. Veículos autônomos estão cada vez mais aparecendo em nossas cidades e já não são mais uma ideia futurística, mas algo que faz parte do nosso cotidiano.

Se observarmos a evolução da inteligência artificial (IA) ao longo dos anos, veremos grandes avanços e esforços da comunidade científica para tornar os veículos autônomos a melhor alternativa de transporte em termos de segurança, fluidez e velocidade. Geram, é claro, muita economia, porém ainda há alguns anos muitas pessoas viam tudo isso apenas como um retórica do mundo da ciência. Mas não, já testa-se todas essas possibilidades em grande escala, utilizando cidades inteiras para tal.

Apesar da implementação da IA trazer benefícios, ela também traz muitos problemas. Alguns desses são éticos, principalmente se considerarmos as áreas de privacidade dos dados e emprego. Sem uma liderança ética para o desenvolvimento da IA, poderíamos chegar rapidamente a um mundo em que 80% das decisões são tomadas por algoritmos, com um domínio por parte dos ricos nas decisões éticas que deveriam ser feitas com imparcialidade. E nem se fala do reforço da “caridade algorítmica”.

Conclusão

A forma como a tecnologia aparece em nossas vidas está sendo profundamente transformada pela inteligência artificial. Pode-se dizer que a partir desse momento histórico, de automação inteligente a personalização em tempo real, a IA está basicamente redefinindo a si mesma, assim como as transformações históricas dos séculos por vir. O uso da IA em escala global e em diferentes setores (alimentação, saúde e educação) se depara com um desafio que não podemos nos furtar a enfrentar: como garantir uma IA ética. Está claro que é necessário um conjunto de normas e regulamentações que assegurem um uso da IA em prol do bem comum.

Relatório

Avatar

Escrito por Blocs

Descubra um mundo de conteúdos e anúncios cativantes no nosso Portal. Explore uma variedade de informações valiosas e descubra oportunidades únicas para divulgar o seu negócio. Aproveite o poder do nosso Portal de Conteúdos e Anúncios e alcance novos públicos de forma eficiente e envolvente.

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terapia de Casal em Brasília

Terapia de Casal em Brasília

IA e Comércio Eletrônico

IA e Comércio Eletrônico: Como a Inteligência Artificial Está Transformando o mercado virtual