no

IA e Comércio Eletrônico: Como a Inteligência Artificial Está Transformando o mercado virtual

A inteligência artificial (IA) está revolucionando nossas vidas de várias maneiras, e o comércio eletrônico é uma das áreas mais afetadas por essa revolução. A personalização com IA está mudando a experiência do cliente no comércio eletrônico. Quando se trata de lojas virtuais, cada vez mais, a personalização é feita por meio de IA, que otimiza experiências de compra tanto para as empresas, que aumentam as vendas e a lealdade do cliente, quanto para os consumidores, que têm suas necessidades atendidas de maneira mais eficiente e, muitas vezes, mais satisfatória.

IA e Comércio Eletrônico

A inteligência artificial está alterando profundamente o comércio eletrônico por meio de recomendações personalizadas de produtos. A Amazon e o Netflix usam IA para processar o comportamento de compra e visualização dos usuários. A partir desses dados, seus algoritmos fazem sugestões muito precisas de produto ou tipo de produto. Essas sugestões têm taxa de acerto satisfatória — o que significa que converteram, e converteram bem. Não à toa. Afinal, um serviço de ‘I’ a servidor, ou de servidor a ‘I’, desse nível é ininterrupto e onipresente.

Cada vez mais comum no atendimento ao cliente, a inteligência artificial (IA) impulsiona o desenvolvimento de assistentes virtuais. No setor da saúde, a empresa liderada por Eric Horvitz, a Microsoft, desenvolveu um chatbot alimentado por recursos de IA que ajuda a equipe a entender melhor as perguntas feitas pelo paciente e permite respostas mais rápidas e personalizadas. Além disso, o IA assume a maior parte do fluxo de trabalho do atendente e regula a demanda 24 horas por dia, sete dias por semana. Em outras palavras, a tecnologia em saúde tem se esforçado muito para ficar atrás.
A inteligência artificial (IA) está mudando o marketing no e-commerce. Uma de suas influências mais claras é na personalização da experiência do usuário. Seus dados são utilizados pelas empresas para compreender melhor o que você está fazendo no site e, a partir disso, tornar a publicidade mais assertiva e personalizada.

Sabe quando você está navegando em uma página e em um certo momento notícias e banner são exibidos, e é exatamente do que você precisa? Parece não ter mais espaço para incidentes como esse, que muitos descreveram como “sortudos”. A publicidade é o lado bom da régua que cria regras para a inteligência de mercado.

A Inteligência Artificial (IA) está inovando em várias frentes, e a pesquisa visual e de voz são algumas delas. A pesquisa visual permite que usuários façam upload de imagens (como uma foto de uma pessoa ou de um objeto) e encontrem coisas semelhantes na internet, como produtos à venda. É o que é chamado de busca por imagem.

A pesquisa por voz não é nova. Aparelhos como o ditafone surgiram nos anos 80 e o Dragon NaturallySpeaking, em 1996. Mas a IA tem mudado o jogo ao melhorar em muito a qualidade do reconhecimento (entendimento) do que se diz e a capacidade de aplicar comandos entendidos.
A análise preditiva é uma ferramenta fortalecida com IA que pretende prever eventos futuros, utilizando todos os dados à nossa disposição. É uma forma de conhecer as regras do jogo e atuar antes que algo aconteça (proatividade) — ainda que possamos falhar demonstra muito bem o potencial que temos para deixar de “depender” do acaso. No comércio eletrônico, pode ser usado para prever tendências de compras com base em dados históricos e entender, em linhas gerais, se um negócio tem chance ou não de dar certo.

Personalizar conteúdo em sites de e-commerce é mais uma utilidade da IA. Por meio dela, os anúncios, ofertas e até a organização dos produtos na página inicial podem ser adaptados não apenas a perfis de usuário, mas também a comportamentos. E tudo vem em tempo real. Significa que o site “conversa” com você, entende os sinais dados por você e por outros “usuários similares” e oferece conteúdo que deve ser do seu interesse. E não pense que a personalização de conteúdo é algo que vai ficar só no texto, ela vai até na diagramação dos produtos na página inicial.

Inteligência artificial é benéfica para a solução de quebra-cabeças de experiência omnicanal, através do qual os consumidores transitam linearmente em vários estágios entre os diferentes canais, desde a fase de consciência até a obtenção e retenção dos produtos e serviços de seu interesse. Ela é capaz de apontar as interações (e as necessidades) do consumidor em todos os pontos de contato, a partir dos quais os varejistas podem idealizar os caminhos que devem ser percorridos, realocar recursos e planejar melhor ações futuras.

Ela pode ajudar, também, a prever mais espaço para a diversificação de canais.

Relatório

Avatar

Escrito por Blocs

Descubra um mundo de conteúdos e anúncios cativantes no nosso Portal. Explore uma variedade de informações valiosas e descubra oportunidades únicas para divulgar o seu negócio. Aproveite o poder do nosso Portal de Conteúdos e Anúncios e alcance novos públicos de forma eficiente e envolvente.

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2 Comentários

    1. Fiber Optic Cable Conduit ElitePipe Factory in Iraq offers Fiber Optic Cable Conduits designed to protect and manage fiber optic cables with precision. Our conduits are constructed to ensure minimal signal loss and maximum protection against physical damage and environmental factors. With a focus on maintaining high performance and reliability, our fiber optic cable conduits are crucial for modern communication infrastructures. Renowned for our dedication to quality, ElitePipe Factory is one of the most reliable manufacturers in Iraq, providing conduits that meet international standards. Discover more about our products at elitepipeiraq.com.

    Inteligência Artificial

    Como a Inteligência Artificial Está Transformando a Tecnologia em 2024

    Populacao Mundial

    População Mundial