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Instagram x TikTok: vantagens e desvantagens

Instagram x TikTok

Saber como os algoritmos das redes sociais funcionam nos ajuda a pensar em melhores estratégias. Instagram x Tiktok, qual escolher?

Quando utilizamos as redes sociais como usuários, temos uma visão muito diferente de quando as utilizamos como fonte de renda ou para divulgar nosso trabalho.

Entender sobre cada rede social e seu algoritmo possibilita elaborar melhores estratégias para utilizá-las.

Hoje, Instagram x TikTok tem sido uma grande competição para ver quem ocupa mais espaço no mercado. Por isso, vamos entender melhor individualmente cada uma dessas redes sociais e depois compará-las:

Instagram x TikTok
Instagram x TikTok

História de cada rede social

Instagram

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Instagram x TikTok: vantagens e desvantagens 5

O Instagram é uma rede social criada em 2010, por Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, lançado na App Store.

Em apenas 1 ano depois o app já contava com 10 milhões de usuários e a empresa tinha apenas 6 funcionários. A ideia era poder postar fotos daquilo que você estava fazendo no momento.

Em 2012, o app ficou disponível também para Android e comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares.

Hoje, ele já conta com mais de 500 milhões de usuários e muitos recursos que o tornam um dos aplicativos mais utilizados no mundo.

TikTok

Tik Tok
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O TikTok surgiu em 2014, com o nome de Musical.ly, desenvolvido por uma empresa chinesa. A ideia inicial era postar vídeos dublando músicas.

3 anos depois, a empresa foi comprada pela ByteDance, a qual já possuía um app parecido, o Douyin.

Com isso, a estratégia da empresa foi transformar o Musical.ly no Tiktok para difundi-lo internacionalmente e manter o Douyin entre os chineses.

Já em 2019, o app do TikTok foi baixado mais de 750 milhões de vezes.

Instagram x TikTok

Sabendo que essas são duas das redes sociais mais utilizadas no mundo inteiro, é importante entender as vantagens e desvantagens de cada uma.

O TikTok é uma rede social muito nova e que conta com somente um formato de conteúdo: os vídeos. Isso pode ser tanto positivo quanto negativo.

Já o Instagram conta com variedades de criação de conteúdo, como posts no feed, IGTV, Stories, Reels, loja etc. Isso pode ser positivo, pois permite abrir portas para todos os tipos de ideias. Porém, podem deixar o app mais confuso e menos direcionado a apenas um tipo de conteúdo.

Com base nas funcionalidades do Instagram, vamos avaliar algumas vantagens e desvantagens:

Stories

Uma vantagem do Instagram em relação ao TikTok são os Stories, que permitem o compartilhamento em tempo real de imagens e vídeos e estes desaparecem após 24 horas.

Estes surgiram em 2016, como uma réplica do aplicativo Snapchat.

Os Stories podem ser uma ótima estratégia para interagir com os seguidores, pois eles permitem uma relação mais íntima, pelo fato de mostrarem em tempo real o que está acontecendo.

Além disso, dentro dos Stories há diversas ferramentas disponíveis, como o Boomerang, os filtros, os stickers, poder marcar outros usuários, incluir links externos, entre outras.

Lives

As Lives são transmissões em tempo real de vídeos, que inclusive já existiam no YouTube e Facebook e depois foram também adicionadas ao Instagram.

Não é uma vantagem em relação ao TikTok, pois este também conta com essa funcionalidade.

Em ambas as redes, é possível receber selos e presentes dos usuários que estão assistindo à sua transmissão, sendo uma das formas de monetização.

Perfil profissional

Tanto o Instagram quanto o TikTok permitem ter uma conta corporativa.

Com isso, é possível avaliar métricas e resultados de desempenho, podendo monitorar o alcance, o número de seguidores, o melhor horário para posts, além de poder criar anúncios e promover posts.

IGTV

O IGTV é uma ferramenta do Instagram para postar vídeos mais longos, sem ter a necessidade de mudar para outra plataforma como o YouTube.

Inicialmente, essa ferramenta era oferecida por um app independente chamado IGTV, com a ideia de “roubar” usuários do YouTube.

Porém, a tentativa de pegar a ideia do YouTube não deu tão certo, ainda mais com o lançamento do TikTok, que oferece vídeos mais rápidos e dinâmicos.

Hoje, o app dedicado a ele se mantém com o nome “IGTV do Instagram“, porém apenas com 10 milhões de downloads, que é um número baixo em comparação com o app principal, de mais de 1 bilhão.

Reels

Agora o assunto que mais interessa nessa rede social.

Com a popularidade do TikTok, cresceu-se a tendência em assistir vídeos curtos, pensando nessa geração atual que prefere tudo com maior velocidade.

Com o Reels, o Instagram tentou imitar o que acontece no TikTok, como efeitos de edição, músicas de fundo etc, podendo publicar vídeos de até 60 segundos.

Ainda o TikTok continua liderando nesta categoria, afinal o seu algoritmo é feito para que cada usuário receba vídeos adaptados ao seu interesse, além de ser dedicado a este tipo de conteúdo, de forma a ter grande capacidade de levantar coisas virais.

Porém, o Instagram continua investindo fortemente nessa ferramenta, de forma que seu algoritmo favorece vídeos com alto engajamento, fazendo com que seu perfil apareça cada vez mais com os vídeos.

Uma estratégia muito utilizada é postar os vídeos tanto em Reels, quanto no TikTok, permitindo abranger os públicos de ambas as redes, porém de formas diferentes.

Outras ferramentas

Outras ferramentas do Instagram, como postar fotos, carrosséis, poder abrir uma loja, por exemplo, também fazem parte de uma boa estratégia nessa rede social.

Isso porque permite o acesso de diferentes públicos, afinal a rede social tem usuários de todas as faixas etárias e idades, buscando todos os tipos de conteúdos.

Com isso, é possível conseguir engajamento e seguidores apenas com tráfego orgânico.

Sendo assim, Instagram x TikTok: ambas as redes sociais podem ser utilizadas, cada uma com suas diferentes estratégias. Entendendo esses princípios de como cada uma funciona, é possível elaborar posts e campanhas mais estratégicas.

Quer saber mais sobre essas redes sociais? Continue acompanhando nossos conteúdos.

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Entre Instagram x TikTok o ideal é trabalhar nas duas redes sociais, pois a criação de conteúdo é o mais complexo e o público utiliza invarialmente as duas redes sociais em proporções de milhões de visualizações por minutos.

Ideias para stories

Umas das plataforma que possuem ideias para quem está iniciando os Stories é o Canva.com.

Melhor horário para postar no tiktok?

O melhor horário para postar no TikTok vai depender do seu público, mas em geral os melhores horários são das 12h, pois muitos estão em intervalo. E após as 17 h, quando as pessoas deixam os serviços e iniciam os acessos ao canal.

Relatório

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Escrito por Sabrina Oliveira

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