no

Intercâmbio no Canadá: 3 dicas para não perder essa experiência

Intercâmbio no Canadá

Descubra o passo-a-passo para fazer intercâmbio no Canadá e não perder essa experiência de bobeira!

Uma maneira eficiente de aprimorar seu idioma, além de experimentar uma troca cultural e de experiências em outro país é por meio de um intercâmbio. Para isso, as oportunidades são diversas: você pode fazer um voluntariado, fazer um curso de idiomas, aliar estudos com trabalho, ir por meio de uma universidade, enfim, o importante é decidir como será feito. Uma vez que o Canadá é um país com alta receptividade a estrangeiros, permite ter mais segurança, hospitalidade, qualidade de vida e troca de experiências incríveis.

Em uma pesquisa realizada pela empresa Ipsos no último ano, o Canadá se encontra em segundo lugar de melhor país do mundo, ficando atrás somente da Alemanha. O país possui uma meta de imigração de pelo menos 1,2 milhão de pessoas entre 2021 e 2023. Isso acontece pois o país está precisando de jovens trabalhadores para ocupar as vagas disponíveis no mercado. Sendo assim, há inúmeras vantagens em viajar para lá, como a facilidade para tirar o visto, grande receptividade da população canadense, preços mais baixos que nos EUA, além de forte infraestrutura para educação.

Segundo Rosa Maria Troes, fundadora da Canadá Intercâmbio, as duas cidades mais procuradas por brasileiros para estudar no Canadá são: Vancouver e Toronto. A primeira é muito mais procurada por quem está querendo aprender o idioma, uma vez que possui um ritmo mais tranquilo de vida. Já a segunda é muito mais buscada por quem deseja aperfeiçoar o inglês, já que é muito mais acelerada e dinâmica. Outro lugar também muito procurado pelos brasileiros é Montréal, que é conhecida por possuir ótimas instituições de ensino e com custos mais acessíveis.

3 dicas para tirar seu passaporte e visto para fazer intercâmbio no Canadá

O primeiro passo para ter essa experiência é definir o tipo de intercâmbio que você quer ou consegue fazer. Caso esteja matriculado em uma universidade, pode ser um intercâmbio acadêmico – com bolsas disponíveis no site da Fundação Capes; pode ser um intercâmbio de idiomas, ou seja, você contrata uma escola para ter aulas de inglês no Canadá por um período; pode ser também um voluntariado ou até um intercâmbio de trabalho, oferecendo seu serviço em troca de moradia, por exemplo, como Au pair.

Intercâmbio no Canadá
Fonte: Pixabay.

1 – Busque informação

Independente da sua escolha, sempre avalie todos os requisitos necessários. No caso de um intercâmbio acadêmico, por exemplo, você pode precisar de um teste de proficiência como o TOEFL. A Right Choice Idiomas oferece cursos de inglês para todos os níveis, te preparando para conseguir as melhores pontuações. Sendo assim, busque o máximo de informações possíveis com a instituição mediadora do intercâmbio para que não coloque tudo a perder.

2 – Tire seu passaporte

Felizmente, o procedimento para obter seu passaporte é relativamente simples. Os pré-requisitos são:

  • Ser brasileiro
  • Estar em dia com o serviço eleitoral
  • Não estar impedido de sair do Brasil
  • Estar em dia com o serviço militar (para homens)

No site da Polícia Federal você irá preencher os seus dados, pagar a taxa de R$257,15 e agendar seu atendimento. Confira os documentos necessários e compareça com eles na data agendada presencialmente na Polícia Federal. Após isso, você receberá uma data para retirada do seu passaporte (confira se todas as informações estão corretas!).

3 – Cuidado para tirar o visto

O Canadá não é um país difícil para se obter um visto, como é por exemplo nos Estados Unidos. Uma vez que eles querem incentivar a ida de imigrantes, é um processo relativamente tranquilo. Entretanto, há uma série de procedimentos e documentos e é sempre bom ficar atento para não errar.

Essa etapa você consegue fazer pela internet, por meio do site do Departamento de Imigração do Canadá (CIC), respondendo a um questionário de informações pessoais, como idade, profissão, objetivo da viagem, entre outras. Depois, é necessária a criação de uma conta para acessar o sistema (anote os dados de login e senha para não perder!). Então, você receberá uma lista com toda a documentação exigida e os formulários a serem preenchidos. Com tudo pronto e preenchido, só submeter no sistema e revisar se não tem nada faltante. Por fim, você será direcionado para o pagamento e terá que se manter atento ao e-mail sobre qualquer atualização.

Caso você tenha sido aprovado, é só encaminhar seu passaporte junto à essa mensagem e aguardar a emissão do visto.

Prepare-se para a experiência

Definido o tipo de intercâmbio que você deseja fazer e com todos os documentos necessários em mãos, é hora de botar a mão na massa. Planeje bem o seu intercâmbio junto à instituição mediadora e aproveite essa experiência incrível. Na Right Choice Idiomas oferece aulas do nível básico ao avançado para você que deseja se aprimorar no idioma e se preparar para o intercâmbio. Entre em contato conosco e agende uma avaliação já!

Relatório

O que você acha?

Avatar

Escrito por Blocs

Descubra um mundo de conteúdos e anúncios cativantes no nosso Portal. Explore uma variedade de informações valiosas e descubra oportunidades únicas para divulgar o seu negócio. Aproveite o poder do nosso Portal de Conteúdos e Anúncios e alcance novos públicos de forma eficiente e envolvente.

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Acupuntura no combate à ansiedade

      Acupuntura no combate à ansiedade

      Curso de Francês

      Curso de Francês em Águas Claras DF