no

O que é ESG para a sua empresa?

É fundamental entender a importância do ESG para sua empresa, trazendo benefícios não somente para seu negócio como para a sociedade.

ESG é um termo que tem ganhado cada dia mais visibilidade, devido à preocupação relacionada aos impactos que as empresas geram no mundo.

A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance, que significa Meio ambiente, Social e Governança e conta com um conjunto de diretrizes e recomendações para colocar em prática esses princípios.

Confira como surgiu essa sigla e porque tem se tornado tão importante falar desse assunto:

Mão segurando uma projeção do planeta terra - ESG para sua empresa
Fonte: Imagem de rawpixel.com no Freepik

Como surgiu ESG

Foi um termo criado em 2004 a partir de uma iniciativa da ONU para questionar instituições financeiras sobre fatores sociais, ambientais e de governança:

  • Social: relacionado a como a empresa lida com ações em prol da comunidade, respeitando os Direitos Humanos, Proteção e Privacidade de Dados, Políticas de Inclusão e Diversidade etc;
  • Ambiental: relacionado a como as empresas lidam com os impactos ambientais gerados, como emissão de carbono, poluição da água, geração de energia e gestão de resíduos, por exemplo;
  • Governança: este já é relacionado com as políticas de administração da empresa, como políticas anticorrupção, auditorias e canais de comunicação, por exemplo.

O ESG está relacionado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que são um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade.

Com isso, as questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser essenciais nas análises de riscos e decisões de investimento nas empresas.

Benefícios do ESG para sua empresa

Esse termo se popularizou mais durante a pandemia da Covid-19, em que muitos consumidores passaram a se preocupar mais com consciência socioambiental e mesmo empresas passaram a perceber que esse tema está diretamente ligado à performance financeira.

Segundo um estudo realizado pela Rede Brasil do Pacto Global e Stilingue:

  • 78% da geração Millennials e 84% da geração Z revelam forte interesse por investimentos sustentáveis;
  • Investimentos ESG estão no centro da estratégia das maiores instituições financeiras pelos próximos 3 a 5 anos.

Com isso, aqueles esforços superficiais hoje não são mais valorizados e muitas empresas que não levam em conta esses princípios podem perder muitas oportunidades de crescimento e até terem dificuldade de se manterem no mercado futuramente.

Portanto, ao adotar boas práticas de ESG para sua empresa, é possível conseguir os selos de certificação, que podem trazer diversos benefícios, como:

  1. Atrair investimentos: Hoje, empresas com selo ESG tendem a atrair mais investidores, por serem empresas mais estáveis, não estão envolvidas em escândalos de corrupção e racismo, por exemplo, e tendem a ser mais fortes em tempos de crise;
  2. Atrai melhores talentos: Ao adotar práticas ESG, a empresa promove um ambiente de trabalho mais saudável, atraindo melhores talentos para compor a equipe, além de diminuir as taxas de demissões e contratações;
  3. Aumenta fidelidade dos clientes: Com o selo ESG, as empresas tendem a ser mais transparentes e com valores mais humanizados no tratamento com os clientes;
  4. Melhora o desempenho financeiro: por último e não menos importante, segundo a BCG – uma empresa de assessoria e estruturação de negócios estratégicos – empresas que adotam ESG tendem a render maiores lucros e aumentar seu valor de mercado.

Práticas do ESG para sua empresa

Segundo o guia ASG, criado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA):

“é possível integrar questões ESG sem gerar custos, basta começar com temas simples, informações públicas e de fácil acesso. As estratégias de investimento utilizadas mostram que ainda não existe um padrão; as informações listadas servem como uma direção, mas cabe ao gestor/investidor adequá-las à sua necessidade. Quando as questões ESG se tornarem naturais no processo de decisão, pode-se aumentar, gradativamente, a complexidade das análises e estratégias”.

Sendo assim, é possível começar com pequenas ações, como oferecer benefícios para os colaboradores, traçar metas para aumentar diversidade e inclusão, apoiar projetos sociais de ONGs e entre outros.

E você, já pensou como adotar as práticas de ESG para sua empresa?

Continue nos acompanhando aqui no Ecocard!

Relatório

O que você acha?

Avatar

Escrito por Blocs

Descubra um mundo de conteúdos e anúncios cativantes no nosso Portal. Explore uma variedade de informações valiosas e descubra oportunidades únicas para divulgar o seu negócio. Aproveite o poder do nosso Portal de Conteúdos e Anúncios e alcance novos públicos de forma eficiente e envolvente.

Como baixar vídeos do Instagram?

consulta da razão social disponível

Como realizar a consulta da razão social disponível?