Venha conhecer mais sobre o que é Pinterest e como funciona esta rede social, que tem sido essencial nas estratégias de marketing digital.
O Pinterest, hoje, é uma das maiores ferramentas de marketing digital e vendas online.
Ele é uma rede social focada no compartilhamento de imagens. Seu nome veio da junção de duas palavras: Pin (alfinete) e interest (interesse), de forma que você pode organizar seu mural de imagens conforme o seu interesse.
Essa rede social foi lançada em 2010 com a ideia de ser uma plataforma de buscar inspiração por meio de descobertas visuais. Em 2013 já contava com 25 milhões de usuários e em 2017 atingiu 800 milhões de usuários mensais.
Hoje, a plataforma é essencial nas vendas online. Ela utiliza a experiência humana e o aprendizado de máquina para impulsionar os algoritmos e apresentar aos usuários as postagens e produtos relacionados aos seus interesses.
Para entender melhor o que é Pinterest e como funciona essa rede social, conheça alguns recursos básicos:
O que é Pinterest e como funciona
A ideia do Pinterest é criar um painel contendo os seus interesses. Esse painel pode ser geral, unindo diferentes assuntos que você se interessou em um lugar só, ou podem ser vários painéis, divididos em pastas.
Com isso, é como se aquele painel fosse o antigo mural, onde as pessoas prendiam imagens, recados e ideias com um alfinete.
Assim como em outras redes sociais, o Pinterest possui alguns termos e ferramentas próprias do app. Como por exemplo:
- Follow: já bem conhecido, esta é a forma de seguir outros usuários para acompanhar suas postagens na plataforma;
- Pin: o pin é o próprio post realizado na rede social. É como quando existia um mural de fotos na sua casa e você prendia as fotos no mural com um “pin”, ou um alfinete.
- PinBoard: este é o painel no qual você irá fixar as suas imagens, ou seja, vai reunir todos os seus pins.
- Pint it: é um botão na plataforma que permite ao usuário transformar uma imagem externa ao Pinterest em um Pin;
- Re-Pin: é compartilhamento de um Pin, como no Twitter, que é possível fazer um retweet.
- Feed: assim como em outras redes sociais, o feed é o lugar onde aparecem todas as publicações. Como o Pinterest tem uma inteligência artificial, ele adapta o seu feed conforme os seus gostos pessoais.
- Feed seguindo: O Feed Seguindo não é de acordo com seus gostos pessoais, mas sim publicações dos perfis que você segue.
- Hoje: aqui é o Feed do dia, onde você irá encontrar as postagens no feed exatamete naquele dia.
Criando um projeto no Pinterest
O Pinterest é como uma rede social para o futuro, ou seja, é um lugar perfeito para buscar inspirações para utilizar em algum momento, seja ideias de tatuagens, de moda, de decoração, enfim, as possibilidades são infinitas.
Com isso, é uma ferramenta ótima para criação de projetos.
Por exemplo, digamos que o usuário esteja com a ideia de reformar a cozinha de casa.
Ele pode usar a ferramenta de busca para encontrar todas as informações relacionadas à decoração de cozinhas, encontrar os pins que mais gostou e salvá-los em uma pasta “Reforma da cozinha”.
Nesta pasta, pode conter diversos tipos de pins, desde inspirações até mesmo links dos móveis que serão comprados, pins das lojas principais de móveis de cozinha e muito mais.
O usuário também poderá adicionar notas às suas pastas, de forma a anotar ideias e informações sobre o que deseja executar.
Além disso, ele também pode compartilhar todo este projeto com outras pessoas, por meio das mensagens.
Para os negócios, é uma das redes sociais essenciais no marketing digital, uma vez que pode direcionar o o usuário para clicar em links externos, é possível fazer anúncios, pode conter catálogo de produtos e entre outras funções muito boas nas estratégias online.
Agora que você já viu o que é Pinterest e como funciona, confira como divulgar seu negócio no Pinterest.
Este conteúdo te ajudou?
Continue nos acompanhando aqui no Ecocard!