Você sabe como criar nome de empresa? Confira um passo-a-passo para te ajudar nesse processo.
Você já ouviu falar de Naming?
Naming é um processo para criação de nomes de empresas ou de marcas, seja para produtos, serviços, eventos, projetos etc.
O processo de naming de uma empresa não costuma ser fácil e é uma das etapas mais importantes ao se abrir um negócio.
Isso porque o nome da empresa pode representar sua autenticidade e o diferenciar entre os concorrentes, sendo um dos primeiros passos em ações de branding (desenvolvimento da marca).
Para conseguir criar ideias para nome de empresa, é preciso considerar algumas características, como:
- Deve ser um nome único e exclusivo. Você pode fazer uma consulta no INPI para isso;
- Nomes curtos e fáceis são melhores;
- Analise o significado das palavras desse nome;
- Procure palavras em outros idiomas;
- Evite usar nomes da moda ou muito clichês;
- Procure criar nomes com boa sonoridade e de fácil escrita;
- Aproveite motivações afetivas, mas com cautela.
Neste artigo aqui, descrevemos os tipos de nomes que podem ser criados e que podem te ajudar a ter mais ideias: 3 passos de como criar um nome para loja.
No processo de como criar nome de empresa, você pode seguir um processo rápido, entrando em sites com gerador de nome fantasia para empresa, ou seguindo o processo de naming. Confira a seguir:
Como criar nome de empresa
Processo de naming
O processo de naming é geralmente dividido em 5 etapas, sendo a investigação, o brainstorm, a filtragem, a sondagem e o registro legal.
Investigação
A investigação é para definir do que se trata a empresa. Qual o segmento que ela pertence? Quem é o público-alvo?
Confira a classe NICE de serviços conforme o INPI para saber qual o segmento da sua empresa.
Importante saber isso, porque entendendo sobre o seu segmento e público-alvo, você irá criar ideias voltadas para eles.
Imagina criar o nome “Catarina Fashion” para uma empresa de cosméticos? Fica um pouco confuso, parece ser uma loja de roupas, talvez.
Brainstorming
Faça um brainstorm (tempestade de ideias), seja sozinho ou com sua equipe, colocando em um papel ou em uma lousa tudo o que remete ao seu negócio. Deixe a criatividade fluir, mesmo que surjam ideias ruins, depois vocês poderão fazer um filtro.
O brainstorming foi um método criado pelo americano Alex Osborn com o objetivo de criar ideias em grande quantidade, sem se preocupar com a qualidade.
O processo de brainstorm para criação do nome pode seguir as seguintes etapas:
- Faça perguntas, como “sobre o que é minha empresa?”, “o que eu desejo passar com o nome da minha empresa?”, “quais são os nomes marcantes relacionados com o meu segmento?”
- Use a técnica da “Palavra-puxa-palavra”: nesta técnica você escreve em uma lousa uma palavra relacionada com o seu segmento. Caso seja uma empresa de motos, por exemplo, a palavra pode ser “motos”. O mais rápido possível devem surgir palavras relacionadas com motos, como “piloto”, “viagem”, “rapidez” e entre outras.
- Use um mapa mental: no centro da lousa, coloque uma palavra e a seguir vá criando ramificações dela. Por exemplo, se você está criando um nome para marcas de cosméticos, coloque “cosméticos” no centro e vá criando ramificações, como “produtos para pele”, “produtos para cabelo”, “auto-estima”. Cada ramo pode se desdobrar em outros.
Filtragem
Essa é a etapa que irá separar o joio do trigo e ver quais ideias valem a pena. Retire aquelas mais absurdas, combine uma palavra com outra, mude as palavras para outros idiomas e teste como vai ficar.
Com isso, escolha pelo menos 9 nomes para sua empresa.
Sondagem
Com os nomes escolhidos, faça uma pesquisa no INPI para consultar se já existem nomes parecidos. Caso existam, veja se fazem parte do mesmo segmento que o seu.
Então, vá tirando da lista aqueles nomes que já estão no INPI. Com os nomes que sobraram, faça as seguintes perguntas:
- É um nome curto e fácil de pronunciar e escrever?
- Meu público-alvo consegue se identificar com esse nome?
- Não é um nome com dupla interpretação?
- Tem significado estranho em outros idiomas?
- É um nome original?
Por fim, selecione aquele que melhor responde a essas perguntas.
Registro Legal
Somente colocar o nome na sua empresa e registrar o CNPJ não garante que ela esteja protegida. Pelo contrário, pode fazer com que muitas pessoas e empresas a copiem.
Imagine só, você passando por todo esse tempo e esforço, investindo em marketing, publicidade, identidade visual etc e terá que mudar de nome porque não registrou a sua marca e a copiaram?
Por isso, recomendamos que você entre em contato com uma empresa especializada em registro de marca, registrando sua marca junto ao INPI e garantindo proteção ao seu negócio.
Registre sua marca com a Advone!
Usando gerador de nome para empresa
Caso você não queira fazer todo esse processo, ache muito trabalhoso ou esteja sem tempo, você pode visitar alguns sites para nome de empresas, que contam com ferramentas de gerador de nomes para empresas grátis, como:
Nesses sites, com o uso de palavras-chave relacionadas ao seu negócio, eles sugerem ideias para nome de empresa, facilitando no seu trabalho.
Algumas dicas de nomes para empresas de cada segmento:
- Cantinho do sabor (empresa de alimentos);
- Soul Fashion (roupas e acessórios);
- Connect Tech (informática e tecnologia);
- Saber Ciência (Educação).
Gostou das sugestões de nome fantasia para empresa?
Venha registrar sua marca com a Advone!
Contrate advocacia especializada em Registro de Marca
Somos uma Advocacia 100% Online especializada em Registro de Marca com mais de 17 anos de experiência.
Oferecemos o serviço de registro de marcas em âmbito nacional junto ao INPI, desde a busca da marca e seu registro até o acompanhamento pós registro.
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas com o nosso advogado.