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6 dicas de como divulgar seu negócio no Pinterest

Saiba como divulgar seu negócio no Pinterest e utilizar essa rede social de forma eficiente na sua estratégia de marketing digital.

O Pinterest é uma rede social na qual os usuários podem encontrar inspirações, ideias, dicas, produtos e entre outros itens.

É como se fosse aquele antigo mural, em que eram colocadas fotos, post-its e recados e estes eram presos com alfinetes, ou “pins”.

Ao encontrar um item de interesse no Pinterest, é possível salvá-lo, como um “Pin”, organizá-lo dentro de alguma pasta, compartilhar com outros usuários, enfim, são inúmeras funções que essa rede social oferece.

E como se encontra dentre as redes sociais mais utilizadas no mundo, é uma ferramenta essencial a se considerar nas estratégias de marketing digital.

Logo do pinterest em fundo branco - Como divulgar seu negócio no Pinterest
Fonte: Imagem de ivke32 por Pixabay – Como divulgar seu negócio no Pinterest

Como divulgar seu negócio no Pinterest

Neste post, explicamos sobre o que é Pinterest e como funciona essa rede social, de forma que você pode entender melhor sobre os recursos utilizados pelos usuários.

A rede social também oferece um perfil Business, que é um perfil voltado para uso profissional. Saiba mais como divulgar seu negócio no Pinterest:

Criação do perfil profissional

Para criar seu perfil profissional, acesse o Business Pinterest, a conta é gratuita e você precisará informar e-mail, senha e idade.

Depois, você criará o perfil da sua empresa, colocando o nome, foto, idioma, qual é o foco da sua marca, quais seus objetivos principais e outros itens necessários.

Então, você poderá escolher entre Criar um Pin, Aumentar seu Público, Exibir sua Marca ou deixar isso para depois.

Caso você já possua uma conta pessoal, é possível transformá-la em uma conta profissional na aba Configurações – Configurações da conta – Iniciar – Converter para conta Business.

Recursos da conta Business

Pin

Dentre os recursos oferecidos em um perfil profissional, é possível a criação de pins, que são os posts.

Os pins podem ser tanto ideias, como produtos à venda, na forma de imagens e vídeos, de forma que você pode adicionar um link externo para direcionar para seu site ou sua loja.

Caso o objetivo seja oferecer um produto, como o Pinterest é uma rede social muito visual, uma boa ideia é mostrar fotos de pessoas utilizando aquele produto ou aquele produto dentro de algum ambiente ou contexto, não somente a foto do produto em fundo branco.

Isso permite explorar as percepções do cliente, tornando sua marca mais humanizada. Assim, as pessoas conseguem imaginar como é a experiência de utilizar seu produto.

Algumas práticas também são entendidas como ótimas pelo algoritmo do Pinterest, como:

  • a criação de novos Pins com frequência;
  • adicionar links externos;
  • organizar os Pins em pastas;
  • criar Pins verticais;
  • agendar os Pins por meio de ferramentas de agendamento;
  • e inserir discretamente seu logotipo ou logomarca.

Catálogo

Os catálogos são uma forma de exibir todos os seus produtos no Pinterest para que os usuários os encontrem com mais facilidade.

É possível vincular seu catálogo com a rede social, de forma que ela mesma preenche automaticamente todos os seus produtos.

Você pode conectar ao Shopify ou ao WooCommerce ou mesmo utilizar o recurso Catálogos.

E para trazer mais credibilidade para a sua marca, você ainda pode participar do Programa de Lojas Verificadas, de forma que o seu perfil irá ganhar um selo de verificado.

Ads

Os anúncios são uma forma de tornar o seu Pin e sua marca mais aparentes para os usuários.

Com os anúncios, é possível aumentar o alcance do seu produto ou da sua marca, levar mais tráfego para conteúdos dentro ou fora do Pinterest, impulsionar as vendas online e offline e entre outras vantagens.

Eles podem ser programados para aparecer somente nas buscas relacionadas ao seu conteúdo ou também no feed das pessoas com base nos interesses, comportamentos semelhantes e dados demográficos.

Analytics

Com o Analytics, é possível visualizar os resultados a fim de melhorar sua estratégia. É possível encontrar dados como:

  • Estatísticas dos Pins: é possível visualizar os Pins que foram salvos, quantidade de cliques e impressões;
  • Gerenciador de anúncios: aqui você pode criar sua campanha e baixar os relatórios para avaliar o desempenho;
  • Pinterest Analytics: é possível visualizar os seus resultados como um todo do seu engajamento no Pinterest. Com isso, você pode ver quais Pins tiveram mais acesso, quais os tipos de acesso (por site, por dispositivo móvel ou tablet etc) e qual o número total de pessoas que engajaram com seus Pins.

Crie sua estratégia

A estratégia é o principal de como divulgar seu negócio no Pinterest. De nada adianta investir em uma conta profissional em qualquer rede social sem estratégia.

Deve-se definir qual o objetivo principal de se utilizar o Pinterest como uma estratégia de comunicação e também vinculá-lo a outros canais da sua marca, seja dentro ou fora da rede.

SEO

SEO é um conjunto de técnicas para melhorar o tráfego nos buscadores do Google. No Pinterest é extremamente importante investir em SEO, para que os usuários encontrem os seus Pins mais facilmente.

Por isso, utilize palavras-chave, títulos claros, conteúdos descritivos e todas as informações necessárias para que o público te encontre.

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Escrito por Blocs

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