no

Como o Instagram é hackeado?

Como o Instagram é hackeado?

Entenda como o Instagram é hackeado e formas de se prevenir para manter sua conta segura.

A cada ano que passa, a tecnologia tem se tornado cada vez mais avançada. E junto com ela, os hackers também se aprimoram em suas técnicas para conseguir informações, dinheiro e dados dos usuários.

Uma das redes sociais mais importantes e utilizadas nos dias de hoje é o Instagram, sendo utilizado inclusive para função comercial.

Você vai ver no post ‘Como o Instagram é hackeado?’

Talvez você queira ler: Instagram trends: como utilizar com estratégia para seu negócio?

Portanto, ser hackeado no Instagram ou até acabar perdendo seu perfil pode ser um grande problema, principalmente para quem depende da rede social para trabalhar.

E, por isso, que é importante compreender como o Instagram é hackeado e como fazer para se prevenir desses ataques:

Como o Instagram é hackeado?
Fonte: Imagem de master1305 no Freepik

Como o Instagram é hackeado?

Existem diferentes formas dos hackers invadirem o seu Instagram, principalmente por meio de Engenharia Social.

Outra maneira também é por meio de apps vinculados ao Instagram.

Engenharia social

A engenharia social é uma técnica utilizada pelos criminosos virtuais para manipular as pessoas para obter informações privadas, acessos ou objetos de valor.

É um método geralmente discreto, de forma que a vítima não costuma ser coagida ou ameaçada para fornecer as informações.

Nele, o hacker costuma reunir informações básicas sobre a vítima ou um grupo maior da qual ela faz parte e depois entra em contato diretamente com ela, iniciando uma interação para construir confiança ou oferecendo uma recompensa.

Assim que a vítima esteja confiando, solicita algo à ela, como compartilhar informações ou expô-la a algum malware.

No Instagram, uma pessoa pode se passar por um representante do Instagram, te enviando uma notificação falsa de que houve um login suspeito na sua conta ou alguma publicação que infringe as políticas da rede social.

A vítima também pode receber e-mails falsos para fazer login no Instagram, de forma que conseguem roubar sua senha e conta.

Outra forma também utilizada é enviar uma mensagem se passando por uma marca ou influenciador, oferecendo uma proposta de parceria com um link, que ao ser clicado, rouba as informações de login da vítima.

Apps vinculados ao Instagram

Alguns aplicativos oferecem a função de vincular ao Instagram para realizar ações, como postar diretamente uma foto do app para a rede social, por exemplo.

Existem várias opções de apps que são seguros, como o Lightroom e o VSCO, por exemplo, mas há apps que não são seguros e podem acabar colocando sua conta em risco.

Sempre confira a segurança de apps com as funções:

  • Postagem automática (posts no feed, no Reels ou nos stories)
  • Bots de Follow-unfollow
  • Bots que curtem e comentam
  • Rastreadores de unfollow e novos seguidores
  • Gerador automático de hashtags
  • Deletar postagens antigas

Como se prevenir?

Fique atento aos canais oficiais do Instagram

Os canais de comunicação oficial do Instagram costumam ser @mail.instagram.com ou @facebookmail.com via-email. Pela própria rede social, eles não entram em contato por mensagens privadas.

Para verificar se foram enviados e-mails oficiais do Instagram para você, é possível ver no próprio app, em: Configurações > Segurança > Emails do Instagram. Lá é possível encontrar os e-mails enviados nos últimos 14 dias.

Caso não seja enviado um e-mail por canal oficial do Instagram, evite abrir o e-mail. Caso abra, não clique nos links, se não você pode acabar tendo seus dados roubados.

Dificulte suas senhas

Utilizar a mesma senha para várias redes sociais pode facilitar (e muito!) a vida de um hacker.

Crie senhas diferentes e com símbolos e letras maiúsculas. Por mais que seja mais difícil de lembrar, é bem mais seguro.

Verifique a segurança de apps vinculados

Os apps vinculados ao Instagram irão solicitar a sua autorização para compartilhamento de informações no Instagram.

Você pode verificar os apps vinculados de forma segura ao seu Instagram em: Configurações > Segurança > Aplicativos e Sites.

Lá, irá aparecer a lista de apps ativos no seu Instagram e você pode removê-los, se preferir.

Entendeu como o Instagram é hackeado?

Conheça o Ecocard!

O Ecocard é um cartão cartão ecológico digital. Nele, já ficam armazenados todos os seus links de redes sociais, site, blog etc.

O Ecocard foi elaborado em três camadas de tecnologia para melhorar o rankeamento do seu site e redes sociais:

A primeira camada conta com um visual limpo e prático, com recursos customizados. A segunda camada conta com dados estruturados para melhorar o rankeamento na internet e mídias sociais. Já a terceira camada conta com SEO (Otimização de mecanismos de busca) para tornar o seu site mais acessado.

Perguntas Frequentes

Como os hackers utilizam a engenharia social para invadir contas do Instagram?

Os hackers empregam a engenharia social no Instagram ao manipular as pessoas para obter informações privadas ou acesso à conta. Isso pode incluir enviar mensagens falsas se passando por representantes do Instagram, notificações de login suspeito ou propostas de parceria com links maliciosos.

Quais são os riscos associados aos aplicativos vinculados ao Instagram e como os hackers podem explorá-los?

Os aplicativos vinculados ao Instagram podem representar um risco se não forem seguros. Alguns desses aplicativos podem solicitar permissões para realizar ações na conta, como postar automaticamente ou interagir com seguidores, e os hackers podem explorar essas permissões para acessar a conta.

Quais medidas de segurança podem ser tomadas para evitar que minha conta do Instagram seja comprometida por ataques de hackers?

Para proteger sua conta do Instagram contra hackers, você pode seguir estas medidas de segurança: verificar a autenticidade dos e-mails recebidos, evitando clicar em links suspeitos; usar senhas fortes e diferentes para cada conta, com combinações de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos; e revisar regularmente os aplicativos vinculados à sua conta para remover aqueles que não são mais necessários ou confiáveis.

Relatório

O que você acha?

Avatar

Escrito por Sabrina Oliveira

Quais são os pilares do ESG?

Energia Solar