Confira quais são os pilares do ESG para implementar em uma organização e como essa área tem se tornado cada vez mais importante para as empresas.
Cada vez mais se tornando parte de uma gestão estratégica dentro das empresas, o ESG têm sido alvo de atenção dos líderes corporativos em muitas empresas.
Se você ainda não leu nossos conteúdos anteriores sobre este assunto, aproveite para se atualizar e entender melhor o post de hoje:
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Introdução
Investir em inovações tecnológicas, estratégias, ações e treinamentos visando aproveitar os recursos naturais de forma sustentável tem se mostrado muito promissor para as empresas, seja para melhora da sociedade, geração de mercados mais sustentáveis e até mesmo na reputação das marcas.
Pilares do ESG
Segundo um relatório produzido pela KPMG e Amcham “Pilares Estratégicos do ESG: o que todo gestor precisa saber”, a partir de alguns encontros realizados com executivos de diferentes empresas no Brasil:
Os líderes corporativos, atentos às mudanças do mercado, estão conscientes da relevância dos pilares ESG para o sucesso dos negócios. A sigla em inglês para ambiental, social e governança (environmental, social and governance) desperta demandas no mercado como um todo.
Com base nas discussões, foram definidos 6 pilares do ESG:
1 – Business Transformation (Transformação de Negócio)
Este pilar trata da forma como os negócios são conduzidos, como:
- estar atento ao perfil dos consumidores em relação ao alinhamento socioambiental;
- adotar inovação, tecnologia e mudanças culturais;
- se adequar às novas tendências com velocidade.
Como por exemplo, pode-se citar o setor agrícola investindo em agricultura de precisão e programas como Agricultura de Baixo Carbono, ou mesmo sistemas integrados de produção, utilizando biotecnologia, boas práticas agrícolas, defensivos e fertilizantes de última geração.
Essa mudança se deu principalmente pela alta demanda por alimentos, fibras, combustível, remédios, cosméticos e outros insumos da sociedade moderna, que se não produzidos de forma sustentável, não irá conseguir atender a demanda da sociedade sem destruir o meio ambiente.
2 – Monetização
Todas as ações ESG exigem investimentos e ganhos ou perdas monetárias, de forma que é um assunto extremamente abordado por acionistas e investidores.
É um assunto tão frequente que inclusive há especialistas que acreditam que talvez seja necessário incluir a letra “F” na sigla, referente ao Financeiro.
Visto que é uma das maiores – senão a maior – preocupação das empresas o Financeiro, abordar este tema aliado ao ESG permite que as empresas o tratem com mais seriedade.
É preciso que as empresas entendam como o ESG impacta na receita e no capital de giro, reduz custos, contribui para a redução de causas trabalhistas e autuações ambientais.
Porém, no momento, ainda não existem metodologias muito claras para mensurar esses valores.
3 – Asseguração
Contratar uma empresa de auditoria independente e especializada em ESG para emitir um relatório de asseguração em ESG permite aumentar o grau de confiança dos stakeholders.
Neste relatório, devem estar contidas informações como iniciativas tomadas, métricas, ações, resultados e diagnósticos. Com isso, é possível enxergar de forma mais clara se as ações tomadas estão realmente gerando resultados para a empresa.
4 – Rastreabilidade
A rastreabilidade envolve o controle da cadeia de suprimentos, ou seja, entender a origem dos insumos, garantir processos efetivos e sustentáveis na produção e garantir a qualidade do produto final entregue aos consumidores.
Dentre as ações, o principal envolve a gestão de fornecedores, avaliando preservação da natureza, capacidade de geolocalização, medidas acerca de trabalho escravo, insumos e matérias-primas utilizados e entre outros.
5 – Economia circular
A economia circular trata de criar produtos e serviços que saiam da indústria e depois retornem à ela sem o seu descarte no meio ambiente.
Envolvido com o pilar anterior da rastreabilidade, é preciso conseguir controlar a cadeia de produção, de forma a coletar os resíduos.
É um processo custoso e complicado, pois envolve a participação de vários atores, inclusive a conscientização dos consumidores, que muitas vezes desejam receber algo em troca por isso.
6 – Governança
É uma das letras da sigla ESG, a governança é um pilar essencial, visto que as empresas não têm como obter resultados positivos com o ESG com lideranças descomprometidas, sem propósito e sem ética.
Dentro deste âmbito, entram inclusive as remunerações das lideranças, as políticas anticorrupção, transparência financeira e contábil, inclusão e diversidade dos cargos e ntre outros.
Com isso, ficam estabelecidos os 6 pilares do ESG que as empresas precisam levar em conta ao elaborar os planos de ação.
Entendendo que o ESG traz a sustentabilidade ambiental, social e de governança no centro das decisões das empresas, é preciso conhecer os seus pilares e incluí-lo no planejamento estratégico para que haja uma efetiva transformação.
E você, já sabe se sua empresa implementa os pilares do ESG?
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