no

O que é energia solar?

Tudo o que você precisa saber sobre o que é energia solar, para que serve, como funciona, onde é utilizada e seus benefícios

As fontes de energia são matérias-primas que, ao passarem por algum tipo de transformação, geram energia.

Por exemplo, pode-se citar o carvão, o petróleo, a água, o gás, entre outras, inclusive o sol – que permite fornecer energia solar.

As fontes de energia podem se subdividir entre Fontes Renováveis e Não Renováveis. Saiba mais sobre o que é energia solar:

Energias renováveis e não renováveis

Energias não renováveis

As energias não renováveis são aquelas que, se forem esgotadas, não podem ser regeneradas. Elas são encontradas em grandes quantidades na natureza, porém podem acabar.

Como exemplos, pode-se citar alguns combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, que levaram milhões de anos para serem formados a partir da decomposição de seres vivos.

A utilização desses tipos de fontes causam muitos danos ao meio ambiente, como contaminação do ar, contaminação de mares e rios, além de produzirem muito dióxido de carbono (CO2), principal responsável pelo aquecimento global e dióxido de enxofre (SO2), responsável pela chuva ácida.

Energias renováveis

Já as energias renováveis são aquelas que podem se regenerar e seus impactos na natureza são muito baixos ou nulos.

O que é energia solar? Energias renováveis
O que é energia solar? 4

Como exemplos, pode-se citar:

  • Usinas hidrelétricas: Utilizam a força da água como fonte de energia;
  • Usinas eólicas: Utilizam o vento como fonte de energia;
  • Solar: Utilizam a radiação solar como fonte de energia;
  • Entre outras.

No Brasil, a principal fonte para geração de energia elétrica provém das usinas hidrelétricas, sendo a mais conhecida a Usina Binacional de Itaipu.

Porém, o país ainda possui muito potencial para exploração de outros tipos de energia renovável, como a energia solar, por exemplo.

O que é energia solar e como funciona?

A energia solar é basicamente a utilização da radiação solar (luz e calor) para geração de energia, podendo utilizar aquecedores solares, células fotovoltaicas e usinas termossolares.

No caso dos painéis fotovoltaicos, que são os mais utilizados, a luz que incide sobre suas células gera uma corrente elétrica, que pode ser usada para empresas, indústrias, residências e até em áreas rurais.

O que é energia solar?
O que é energia solar? 5

Sabe-se que a energia solar ainda é uma fonte a ser maior explorada. Em 2019, a participação da energia solar na geração de energia elétrica mundial correspondia a 2,68%.

Porém, apesar de parecer um valor baixo, a procura por essas fontes de energia aumentou cerca de 31% ao ano, entre 2010 e 2019.

E o Brasil é um país com grande extensão territorial e elevado nível de radiação solar, sendo o Nordeste a região com melhores parâmetros.

Para que serve a energia solar e onde é utilizada?

Entender o que é energia solar já permite saber melhor sobre o potencial desta fonte de energia em um país como o Brasil.

Porém, além disso, a energia solar é a fonte que sustenta a vida do planeta Terra. Ou seja, além de ser uma fonte inesgotável (pois o Sol não vai se extinguir tão cedo), é a razão da vida existir no planeta.

Nós humanos, por exemplo, produzimos vitamina D graças ao sol, por exemplo, ajudando a manter nosso corpo mais saudável.

Confira 4 exemplos para utilização de energia solar ao nosso favor:

  • Transporte: pode ser usada para carregar carros elétricos;
  • Sistema de iluminação de vias e prédios: pequenos painéis fotovoltaicos podem ser utilizados em postes de iluminação;
  • Aquecimento de água em residências e indústrias: com a utilização de aquecedores solares que captam o calor e transferem para a água e outros líquidos:
  • Geração de energia elétrica em residências, empresas e indústrias: são utilizados painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica.

Benefícios da energia solar

As fontes renováveis já possuem muito mais benefícios em comparação às não renováveis.

No caso da energia solar, ela não emite gás poluentes, nem produz resíduos tóxicos, além de ser mais barata de se produzir, por utilizar somente a luz do sol.

Além disso, as tecnologias utilizadas para captação de energia solar são muito duráveis, demandam pouca manutenção e possuem longa vida útil.

Para quem utiliza, as vantagens estão principalmente na economia: ela permite reduzir em até 98% a conta de luz.

Empresa de energia solar residencial

A BRS Energia Solar é uma empresa especializada em projetos residenciais de energia solar, entregando um projeto pronto e instalado em até 30 dias.

Na BRS você encontra as melhores marcas do mercado e com o melhor custo-benefício. Além de valorizar a residência, garante-se a economia de até 98% da conta de luz.

Faça um orçamento e conheça mais sobre os projetos.

Sobre a autora Sabrina Copywriter:

Relatório

O que você acha?

Avatar

Escrito por Blocs

Descubra um mundo de conteúdos e anúncios cativantes no nosso Portal. Explore uma variedade de informações valiosas e descubra oportunidades únicas para divulgar o seu negócio. Aproveite o poder do nosso Portal de Conteúdos e Anúncios e alcance novos públicos de forma eficiente e envolvente.

O que é Instagram verificado?

Como funciona energia solar residencial