Conheça como funciona energia solar residencial, com o uso de painéis fotovoltaicos que transformam essa energia em energia elétrica
A energia solar é a energia cuja fonte é a radiação solar, que fornece luz e calor suficientes para que seja transformada em energia elétrica.
Esse é um tipo de energia renovável, ou seja, ela pode se regenerar e acima disso, é uma fonte inesgotável, afinal o Sol não irá se extinguir tão cedo.
Além disso, é uma fonte mais sustentável de energia, por não emitir gases poluentes nem resíduos tóxicos, como no caso de energias não renováveis, como carvão e petróleo.
Saiba mais como funciona energia solar residencial para instalação em sua casa:
Como funciona energia solar residencial
Transformação da energia solar em elétrica
Para explicar como funciona energia solar residencial, primeiramente é preciso entender como é transformada essa energia nos painéis fotovoltaicos para obter energia elétrica.
Para captar a energia solar são utilizados painéis fotovoltaicos. Isso significa que a radiação solar incide sobre esses painéis.
A luz contém algumas partículas de energia que são chamadas de fótons.
Quando esses fótons colidem com o painel solar, gera uma movimentação de elétrons, ou seja, cria-se uma corrente elétrica, que é a energia solar fotovoltaica.
Porém, para que ela possa ser utilizada na residência, é preciso converter essa corrente, afinal ela é uma corrente contínua, e para ser usada na residência, precisa ser uma corrente alternada.
Ah, mas quanto um painel solar pode gerar de energia elétrica?
Isso depende da área do painel. Quanto maior é essa área, mais corrente elétrica é possível gerar.
Por isso, principalmente, que esses painéis são colocados no telhado, pois dificilmente as pessoas possuem espaço no terreno para colocarem os painéis.
Por isso, para saber a quantidade necessária de painéis solares, é preciso fazer um projeto, para entender qual a quantidade de energia necessária para atender o consumo daquela residência.
E no caso de chuvas e tempestades?
Os painéis solares devem ter a capacidade de resistir a diferentes condições, como chuva, granizo, neve, ventos fortes e até calor extremo.
Por isso, uma das partes mais importantes da instalação de um painel solar é a sua estrutura de fixação, que irá sustentar o painel solar e fixá-lo no telhado ou no solo.
Essa estrutura que sustenta o painel solar deve ser medida e instalada de forma a suportar tempestades e pesos excessivos.
Além disso, também é necessário prever a inclinação na qual esses painéis deverão estar dispostos, a fim de captar a maior quantidade de energia solar possível, principalmente nos horários de maior luz, próximos do meio dia.
Qual a vida útil dos painéis solares?
Com relação à vida útil, isso vai depender da qualidade dos materiais para garantir maior resistência e eficiência.
Porém, em geral, uma placa solar possui uma vida útil em torno de 20 a 25 anos.
Por isso que é muito importante contratar empresas que fornecem painéis de qualidade, afinal, é um investimento adquirir um painel solar e o barato pode sair caro.
Publicidade:
BRS Energia solar
A BRS Energia solar é especialista em projetos residenciais de energia solar, oferecendo uma redução de até 98% da conta de luz.
Como a BRS oferece a instalação em até 30 dias e o pagamento somente em 180 dias, o processo para adquirir o painel solar funciona em 3 etapas:
- Projeto: Após o orçamento ser aprovado, a BRS faz uma análise técnica no local para verificar a viabilidade e ajustes necessários.
- Financiamento: Após aprovação do projeto, este é enviado junto à sua documentação para bancos e financeiras para alcançar a melhor taxa de juros.
- Instalação: Por fim, com a liberação do crédito pelo banco, é feito o pedido dos equipamentos e a instalação em até 30 dias.
Entre em contato conosco e faça um orçamento.
Sobre a autora Sabrina Copywriter: