Será que vale a pena ter o feed do Instagram organizado? Confira 3 vantagens e desvantagens de manter um feed organizado.
O Feed do Instagram organizado é basicamente um perfil do Instagram planejado de forma que as imagens se conectem, com a mesma paleta de cores, formatos e temáticas parecidos.
Conteúdo
ToggleVeja a imagem a seguir, todas as fotos do feed fazem parte da mesma paleta de cores e os posts são feitos de forma alternada para fazer este formato xadrez.
Isso pode ser feito em diversos tipos de perfis, como por exemplo:
Perfil pessoal
Não é tão comum que haja um planejamento nas postagens de um perfil pessoal, porém algumas pessoas gostam de ter o seu Instagram organizado.
Por meio da edição de fotos, mantém-se a mesma paleta de cores para postar fotos pessoais.
Perfil artístico
Muito comum entre artistas, como atores, pintores e fotógrafos, com o objetivo realmente de trazer uma experiência visual mais agradável para divulgar sua arte e mostrar portfólio.
O tal do mosaico
O feed em formato de mosaico é composto por postagens que se conectam entre si.
É muito utilizado para divulgar campanhas publicitárias e divulgar produtos, criando uma experiência visual muito agradável.
Perfil corporativo
Instagram para negócios, utilizado por empresas que desejam divulgar seus serviços, aliando marketing de conteúdo com informações sobre seu trabalho.
Vantagens e desvantagens do Instagram organizado
Agora que já deu para conhecer melhor alguns tipos de feed organizado, antes de já começar a planejar os conteúdos, é importante saber as vantagens e desvantagens desse tipo de estratégia.
Vantagens
- Como já foi mencionado anteriormente, o Instagram organizado permite trazer uma boa experiência visual para os usuários, que buscam por publicações que sejam visualmente atraentes.
- Além disso, permite estruturar uma identidade visual, fazendo com que os clientes lembrem mais de você.
- E por fim, pode funcionar muito bem para perfis que precisam divulgar seu portfólio, como para o caso de fotógrafos, influenciadores, artistas etc.
Para as grandes marcas de valor, como a Pantone, por exemplo, o feed organizado é uma boa estratégia. Isso porque já é uma marca consolidada no mercado e ela já possui outras estratégias de branding.
Desvantagens
- O problema do feed organizado é que ele não permite o diálogo entre a marca e o consumidor. Hoje, é preciso levar mais em conta a estratégia, a proposta de valor e o relacionamento, em detrimento de um Instagram bonito.
- O Instagram organizado também não leva em conta a flexibilidade na hora de postar um conteúdo. Ou seja, qualquer post que você for fazer, precisa pensar em como harmonizar com as outras imagens.
- Com uma grande quantidade de anúncios em todas as redes sociais, os usuários estão fugindo cada vez mais de páginas que pareçam anúncios, que é o que muitas vezes o feed organizado aparenta.
Por fim, um feed organizado não permite humanizar muito a sua marca.
Ou seja, não permite que você possa se conectar com o seu público, afinal você fará as postagens naquela ordem sempre, independente se as pessoas estão interagindo.
Para enfatizar, não organizar o feed do Instagram não significa que sua página deva ser esteticamente feia.
É possível existir uma harmonia entre as publicações mesmo sem toda essa organização.
Este conteúdo te ajuda de alguma forma?
Continue acompanhando por aqui!
Perguntas frequentes
Por que devo considerar manter meu feed do Instagram organizado?
Ter um feed organizado pode proporcionar uma experiência visual atraente para seus seguidores, o que é essencial em um mundo digital cada vez mais visual.
Ajuda a construir uma identidade visual consistente, facilitando a memorização da sua marca pelos clientes.
É especialmente benéfico para profissionais que desejam exibir portfólios, como fotógrafos, artistas e influenciadores.
Quais são as desvantagens de manter um feed organizado no Instagram?
O principal problema é que pode limitar a interação e o diálogo entre sua marca e seus seguidores, uma vez que as postagens são planejadas com antecedência e não respondem às interações em tempo real.
A falta de flexibilidade ao postar conteúdo é uma questão, já que cada post precisa ser cuidadosamente planejado para harmonizar com o resto do feed.
Em um cenário saturado de anúncios nas redes sociais, um feed organizado pode ser percebido como excessivamente comercial, afastando os usuários em busca de autenticidade.
Como posso equilibrar a estética de um feed organizado com a necessidade de humanizar minha marca?
Embora um feed organizado possa ser visualmente atraente, é essencial encontrar maneiras de humanizar sua marca através de outros meios, como stories, interações nos comentários e postagens que mostrem a autenticidade por trás da marca.
Priorizar a conexão genuína com o público pode significar abrir mão de uma estética perfeita em prol da autenticidade e da interação.