no

5 maneiras de como ganhar massa muscular na terceira idade

5 maneiras de como ganhar massa muscular

Conheça 5 maneiras de como ganhar massa muscular na terceira idade, trazendo benefícios para a saúde física e mental

O envelhecimento é um processo inevitável para todos.

Durante o envelhecimento, vão ocorrendo diversas mudanças pelo corpo: começam a surgir problemas hormonais e cardiovasculares, os músculos e ossos ficam mais fracos, enfim, o corpo inteiro passa por mudanças.

Quando se trata do sistema musculoesquelético – ossos, músculos, tendões, articulações e entre outras estruturas, essas mudanças são muito visíveis e influenciam na qualidade de vida de pessoas idosas, pois elas vão perdendo força, coordenação motora, condicionamento físico, aumenta o risco de diabetes, dificuldade na respiração e entre outras consequências.

Isso ocorre porque a partir dos 40 anos de idade o organismo começa a diminuir a massa óssea e massa muscular, seja por ação hormonal ou também por substituição da massa magra por colágeno e gordura.

O nome que se dá à essa perda de massa muscular é Sarcopenia e é um processo que faz parte do envelhecimento.

Por isso, é importante praticar atividades físicas mesmo na terceira idade. Mesmo sabendo que essas mudanças vão ocorrer, ao praticar atividade física, é possível ganhar massa muscular e também prevenir a perda de massa magra.

Confira algumas maneiras de como ganhar massa muscular na terceira idade:

Maneiras de como ganhar massa muscular na terceira idade

Mulher idosa na academia - como ganhar massa muscular na terceira idade
Fonte: Mulher idosa foto criada por freepik – br.freepik.com – Como ganhar massa muscular nna terceira idade

Antes de tudo, faça acompanhamento médico e profissional

Antes de falar as dicas, gostaríamos de salientar que toda pessoa deve fazer um acompanhamento médico para avaliar se há restrições ao realizar exercícios físicos.

E seja fazendo uma academia, pilates, corrida, enfim, qualquer atividade, é importante o acompanhamento de um profissional que seja qualificado para te orientar. Assim, você evita fazer os movimentos de maneira incorreta, o que poderia causar lesões.

1 – Hidroginástica

A hidroginástica é um tipo de atividade física realizada na água aquecida e é ótima para ser praticada por pessoas da terceira idade.

Ela auxilia na perda de peso, quando combinada com uma dieta balanceada e baixa em calorias, além de melhorar a circulação sanguínea e a respiração e auxiliar no fortalecimento dos músculos e ossos.

Além dos benefícios para a saúde física, é uma atividade que também pode trazer benefícios para a saúde mental, pois ainda permite que possa socializar com o grupo ali presente.

2 – Caminhada

A caminhada é uma ótima atividade aeróbica que também oferece diversos benefícios.

Ela fortalece músculos, ossos e articulações, ajudando a prevenir quedas e acidentes causados pela falta de força muscular.

Além disso, também ajuda a evitar o ganho de peso e a melhorar a circulação sanguínea – ótimo para quem tem problemas cardíacos ou de inchaço nas pernas.

E como a maioria das atividades físicas, traz benefícios para a saúde mental também, pois sua prática estimula a liberação de substâncias responsáveis pelo bem-estar, como a endorfina, por exemplo. Como consequência, pode melhorar também a qualidade do sono.

3 – Musculação

Se o objetivo é ganhar massa muscular, a musculação é uma ótima saída.

Isso porque na musculação é possível trabalhar todos os músculos de forma mais direcionada.

Realizando musculação completa e eficiente, aliada a uma alimentação para ganho de massa muscular, é possível atingir ótimos resultados, garantindo mais força e condicionamento físico.

4 – Pilates

O pilates é uma ótima atividade física para realizar na terceira idade.

Isso porque é uma atividade de baixo impacto, quando comparada com outras atividades, como musculação e caminhada, por exemplo.

O pilates permite fortalecer os músculos, desde os maiores até os mais profundos, além de também melhorar a flexibilidade.

Além de poder auxiliar no ganho de massa muscular, ele permite trabalhar os músculos mais profundos, como aqueles que controlam o fluxo de urina, por exemplo, trazendo outros benefícios importantes.

5 – Não deixe de lado a alimentação

Independente de qual atividade física for escolhida, a alimentação é fundamental para ganho de massa muscular em qualquer etapa da vida, inclusive na terceira idade.

Para que os músculos cresçam e se fortaleçam, é importante uma dieta com alto consumo de proteínas, que estão presentes em alimentos como carne, ovos, leite ou até proteínas vegetais, como proteína de soja, grão de bico e proteína de ervilha, por exemplo.

Por isso, é importante consultar um nutricionista para que ele avalie a melhor dieta com base no seu metabolismo e no objetivo que você deseja atingir.

Idoso pegando lanche natural - Como ganhar massa muscular na terceira idade
Fonte: Comida foto criado por freepik – br.freepik.com – Como ganhar massa muscular na terceira idade

Produtos naturais para saúde e bem estar

Durante todo este conteúdo, falamos não somente sobre como ganhar massa muscular na terceira idade mas também em como as atividades físicas proporcionam mais saúde e bem estar.

Na Amor Verde oferecemos produtos naturais das melhores marcas de cosméticos, com o objetivo de trazer mais saúde e bem estar nos dias de hoje.

Conheça a nossa loja no link: www.amorverde.com.br

Oferecemos produtos como argilas naturais, óleos essenciais e vegetais, águas florais e termais e entre outros que podem auxiliar na circulação sanguínea, na perda de gordura localizada, no alívio de estresse e dentre outros benefícios.

Amor Verde: os melhores produtos naturais para saúde e bem estar

Relatório

O que você acha?

Avatar

Escrito por Blocs

Descubra um mundo de conteúdos e anúncios cativantes no nosso Portal. Explore uma variedade de informações valiosas e descubra oportunidades únicas para divulgar o seu negócio. Aproveite o poder do nosso Portal de Conteúdos e Anúncios e alcance novos públicos de forma eficiente e envolvente.

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Instagram Stories: o que são e como utilizar em meu negócio?

      alimentos alergênicos

      Como os alimentos alergênicos devem ser declarados no rótulo?