Confira alguns passos de como implementar ESG em uma empresa e como isso tem se difundido cada vez mais no Brasil.
Um conceito cada vez mais difundido nas empresas e muito falado no mundo dos investimentos é o ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), a sigla significa Meio Ambiente, Social e Governança e se refere à adoção de práticas sociais, ambientais e de governança na tomada de decisões estratégicas pelas empresas.
O que você vai ver neste post:
Confira dois conteúdos já publicados anteriormente sobre esse assunto:
Introdução
E apesar de ser um assunto relativamente recente no Brasil, já é muito difundido em outros lugares do mundo, de forma que tem transformado a indústria de investimentos.
Duas consequências principais que estão acontecendo pela prática de ESG:
- Aumento de investidores preocupados em investir em empresas que adotam ESG;
- Aumento da movimentação de empresas adotando ESG;
Nesse caso, uma vez que uma empresa tenha que se preocupar com os investimentos que recebe para funcionar, também precisa se preocupar com aqueles que possam ser afetados pelo seu sucesso, como os funcionários, os fornecedores, os clientes, os consumidores, as comunidades locais e o meio ambiente.
Hoje em dia, os investidores não se preocupam somente com fatores como dividendos, diversificação, taxa de retorno, inflação etc. Eles também levam em conta os impactos do seu investimento para a sociedade.
Imagine só pensar em investir em uma empresa envolvida em escândalos de desastres ambientais? Pode ser extremamente instável.
Segundo o GSIA (Global Sustainable Investment Alliance) de 2021, os investimentos sustentáveis globais tiveram um aumento de 55% entre 2016 e 2020, evidenciando o crescimento da preocupação com a sustentabilidade empresarial.
Mas como implementar ESG em uma empresa?
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a sustentabilidade empresarial se dá pelo desenvolvimento para satisfazer as necessidades atuais, sem prejudicar as gerações futuras de satisfazerem suas necessidades.
Sendo assim, são definidos 5 passos para implementar a sustentabilidade empresarial:
- Negócios baseados em princípios: integridade e respeito quando se fala de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
- Fortalecimento da sociedade: é preciso olhar para além das paredes da empresa e enxergar a comunidade local, em relação à pobreza, conflitos, escassez de recursos etc e como apoiá-las.
- Compromisso da liderança: a liderança da empresa precisa assumir publicamente seus compromissos com a sustentabilidade e como serão promovidas as ações-chave no planejamento estratégico da empresa.
- Relatório de progresso: devem ser elaborados relatórios de progresso para comunicar a prestação de contas e os resultados que provam os esforços.
- Ação Local: realização de ações locais para promoção da aprendizagem, networking e parcerias para desenvolvimento sustentável.
Importante ressaltar que os custos para implementação de práticas ESG na empresa são altos, uma vez que pode ser necessário contratar profissionais, criar ou mudar processos, adequar produtos e entre outras ações que envolvem o financeiro.
Apesar de ser um custo alto, o retorno também é benéfico. Por exemplo, uma das práticas é melhorar a cultura organizacional para reduzir a rotatividade de funcionários, o que pode gerar uma redução de custos.
Sendo assim, é crucial o envolvimento da liderança e de todos os colaboradores para uma mudança na cultura da organização.
Um passo extremamente importante para medir a sustentabilidade empresarial é a criação de indicadores.
Alguns indicadores de sustentabilidade utilizados pelas organizações para medir o grau de comprometimento da empresa com o assunto são Dow Jones Sustainability, Índice de Sustentabilidade Empresarial Bovespa, Ethos, IBase, normas como OSHAS 18001, ISO 26000 e ABNT NBR 16001.
Em todos esses indicadores e normas, há as práticas que devem ser adotadas pelas empresas.
Como cada empresa tem suas particularidades, é complicado definir práticas que sejam comuns a todas elas. Por isso, são estabelecidos alguns padrões, que serão adaptados para cada uma.
Alguns relatórios comumente gerados pelas empresas são relatórios ambientais (redução de carbono, consumo de água e energia elétrica etc), relatórios sociais (rotatividade de funcionários, satisfação dos clientes etc) e relatórios de governança (políticas anticorrupção, diversidade na liderança etc).
E você, já conferiu como implementar ESG em uma empresa?
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