Exame ocupacional valor são exames médicos para avaliar a saúde do trabalhador antes, durante e após seu vínculo com uma empresa
Todas as empresas que contratam seus funcionários em regime CLT, ou seja, de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho, possuem a obrigação de implementar o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
Com isso, é obrigatório por lei a realização de exame ocupacional valor em seus funcionários, abrangindo tanto os exames admissionais, quanto os periódicos e demissionais, que serão melhor explicados adiante.
A realização dos exames deve ser feita por um médico do trabalho, que é o funcionário responsável por conferir as condições de saúde daquele trabalhador antes, durante ou após seu vínculo com a empresa.
Exame admissional
O exame admissional, como o próprio nome diz, realizado para admitir um funcionário, ou seja, antes da sua contratação.
Com tal exame, se garante que o funcionário está apto ou não a exercer sua função, com base nos riscos que suas atividades podem oferecer.
Imagine só uma pessoa que irá trabalhar em alturas ter problemas com labirintite… Isso pode ser um risco tanto para o funcionário quanto para a própria empresa contratante.
Com isso, durante o exame admissional, é realizada primeiro uma entrevista, para avaliar se o funcionário faz o uso de medicamentos controlados, se possui alguma doença crônica, se já trabalhou em funções de risco etc.
Também são realizados exames laboratoriais, a depender da função a ser exercida, como audiometrias, eletroencefalograma, radiografias, exames de urina, exames de sangue etc.
Exame demissional
O exame demissional, como também o próprio nome indica, é realizado na demissão ou rescisão de um contrato. Com tal exame, é possível avaliar se o funcionário adquiriu alguma condição ou doença decorrida de sua função exercida.
No caso em que o funcionário já tenha realizado algum exame periódico recente, seja para mudança de função, retorno ao trabalho ou o próprio admissional, tal exame mais recente substitui o exame demissional.
Exames periódicos
Estes são realizados durante o vínculo do funcionário com a empresa. Sua frequência de realização irá depender de vários fatores, como idade, riscos de exposição, presença ou não de doenças crônicas etc.
O objetivo da realização destes exames é justamente atestar a saúde do trabalhador devido à sua rotina de trabalho ou ao ambiente de trabalho no qual está inserido.
Outros exames
Também podem ser realizados outros tipos de exames durante um vínculo empregatício, como exame de retorno ao trabalho, que avalia se o funcionário está apto ou não para retornar às suas funções anteriores, seja por afastamento, doença, parto ou acidente; e exame de mudança de função, para atestar se o funcionário está apto a exercer as novas funções, caso possuam risco diferente da função anterior.
Exame ocupacional valor com empresa especializada
Uma vez que a realização de tais exames é uma exigência legal, é essencial a contratação de empresas especializadas em medicina do trabalho para desempenhar essas funções.
A Unil é uma empresa que atua em Medicina do Trabalho, Segurança Ocupacional, Gestão Ambiental e Formação Profissional. Fundada em 1999, a Unil possui um rede credenciada em todo o Brasil, contando com clínicas e laboratórios, médicos do trabalho, engenheiros, técnicos de segurança, psicólogos e entre outros profissionais.
Caso possua interesse, entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas.
(41)3434-3040
Siga-nos no Instagram @unilbrasil
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!